"E ali haverá uma estrada, um caminho, que se chamará o Caminho Santo; o imundo não passará por ele, mas será para aqueles; os caminhantes, até mesmo os loucos, não errarão." Isaías 35:8
Isaías que significa Deus é a Salvação é conhecido como o profeta messiânico, pois no Novo Testamento o próprio Senhor Jesus faz referências ao livro escrito pelo profeta, por exemplo: Lucas 7:20-22 com Isaías 35 e; Lucas 4:18-19 com Isaías 61.
O capítulo 35, vs. 1 e 2 de Isaías, relata que o deserto e o lugar solitário (ermo) se alegrarão e florescerão como a rosa, jubilará de alegria e cantará, porque verão a glória do Senhor, o esplendor do nosso Deus.
Desde o início de nossa conversão, ingressamos em um caminho chamado Caminho Santo e nele passamos muitas provações que consistem em humilhações, cansaços espirituais, decepções, fraqueza, mas o Senhor sempre nos dá consolo e nos levanta para continuarmos nesse caminho que aparentemente é deserto e ermo. No entanto, a Palavra sinaliza que a continuidade e permanência nele, permitirá que vejamos o florescimento, a alegria e o júbilo por perseverarmos.
Para isso, no verso 3, a palavra orienta a FORTALECER AS MÃOS FROUXAS (fracas), porque o Ministério, a unção e os dons que Deus nos deu serão sustentados com mãos firmes, as quais significam compromisso com o Senhor. As circunstâncias que aparecem no Caminho não podem enfraquecer suas mãos.
Lembre-se de que seu caminho pessoal com Cristo já começou a florescer por causa da glória do nosso Deus que está se aproximando. Fortaleçamos nossas mãos, porquanto o Caminho ainda não chegou ao fim.
Além disso, nossos joelhos não podem ser vacilantes, nem tremer. Precisaremos deles, para andarmos no Caminho Santo, nosso joelho precisa ser saudável para caminhar, para se prostrar diante do Senhor e, de maneira alguma, podem ser usados para se prostrarem diante das situações que enfrentamos.
Muitos amados ficaram parados no Caminho, pois permitiram que suas mãos estivessem frouxas e seus joelhos vacilantes. É hora de retomar a oração, reconhecer o seu chamado e enxergar que o Caminho que o Senhor preparou, começou a florescer.
Pr. Alexandre Liando