IGREJA DO NAZARENO - Lugar Forte

Pastor Titular: Alexandre Liando

sexta-feira, 29 de julho de 2011

O PECADO É ASSALARIADO, A VIDA ETERNA É DE GRAÇA!


 Romanos 6:23

[...porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.]

Ao falarmos de pecado, reportamo-nos a Adão, homem que havia recebido um mandamento de Deus para não comer o fruto contido na árvore do conhecimento do bem e do mal. Uma vez violada a ordem divina, a morte seria o resultado da desobediência  (Gênesis 2:17).

A natureza humana é complexa, pois  Adão e Eva possuíam vida eterna, eram alegres, não sentiam dor, angústia, desespero, ansiedade e tristeza naquele lugar. Além disto, podiam desfrutar de tudo, principalmente da presença de Deus que diariamente mantinha comunhão com eles.

Entretanto, a complexidade humana (alma x espírito) aflora quando o homem tem conhecimento de que deve observar os mandamentos de Deus e mesmo assim os transgridem, conforme está escrito no livro de Romanos 7:7:

[Que diremos, pois? É a lei pecado? De modo nenhum! Mas eu não teria conhecido o pecado, senão por intermédio da lei; pois não teria eu conhecido a cobiça, se a lei não dissera: Não cobiçarás.

Diante das sábias colocações do Apóstolo Paulo, notamos que as leis espiritual e material  ditam regras de conduta, ou seja, qualquer pessoa que não andar segundo a lei dos homens receberá sua punição e todo aquele que conhecer a Palavra de Deus e não obedecer será punido com algo que conhecemos por morte, isto é, morte espiritual.

Antes de chegar nesse estágio, temos a possibilidade de examinar nossa consciência, arrepender-nos,  recorrer ao perdão de Deus e praticar  o  perdão para   com   as   outras pessoas, visto que o PERDÃO é uma das mais potentes armas contra o inimigo de nossas almas  (I João 1:9).

Assim, irmãos nazarenos, é importante conhecermos os tipos de pecado para possibilitar o trabalhar de Deus em nossa personalidade e tranformar nosso caráter carnal em espiritual dirigido pelo Espírito Santo de Deus. Vejamos:

A denominação da primeira espécie de pecado vem do Grego: αμαρτημα [hamartêma], ou seja, HAMARTIA  que se refere a erro de alvo, ou seja, transgredir a lei errando no alvo. É o pecado que cometemos sem  intenção, ou seja, sem querer, num momento de extremo nervosismo, de deslize, de desatenção etc.

A outra espécie é conhecida como ANONIA (I Jo 3: 4-6), onde o pecado é praticado com intenção, por maldade, onde a pessoa almeja o resultado, como por exemplo: O rei Davi pediu para Joabe colocar Urias, seu servo na linha de frente de batalha provocando-lhe a morte em decorrência de haver engravidado Bate-Seba, mulher de seu servo (II Samuel 11:14-17).

Desse modo, sabemos que não há pecadinho nem pecadão, porém, devemos nos atentar para as consequências dos pecados que praticamos, pois em Gálatas 6: 7-8, a Palavra de Deus é muito clara:

[7 Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará; 8 Porque o que semeia para a sua própria carne da carne colherá corrupção; mas o que semeia para o Espírito do Espírito colherá a vida eterna.]

Davi, homem segundo o coração de Deus, sofreu as consequências de seu pecado dentro de sua própria família.

Conforme a leitura inicial o salário do pecado é a morte, mas o pecado não mais tem mais domínio sobre nós (Romanos 6:14a), porque o Sangue de Jesus já nos purificou e por isso somos livres para andar em santidade (separado do mundo), com jejuns, oração, cânticos espirituais e adoração ao nosso Deus.

Por fim, o salário ou pagamento do pecado é a morte mas, por oportuno, quero declarar que nós vencemos a morte juntamente com o Senhor que nos dá o dom gratuito que é a vida eterna em Cristo Jesus.
 
O perdão, a oração e a adoração são estilo de vida do cristão, isto é,  daqueles que herdarão a eternidade com Jesus, por isso, se você recebeu o bálsamo, o alívio e o amor de Deus, tenha a liberdade de se servir da mesa que Ele preparou para você!

[Por que dEle, e por meio dEle, e para Ele são todas as coisas. A Ele, pois, a glória eternamente. Amém] Romanos 11:36

Graça (que é de graça) e Paz a todos os Amados Nazarenos,
Pr. Alexandre Liando  

1 comentários:

Q benção !
 

Postar um comentário