IGREJA DO NAZARENO - Lugar Forte

Pastor Titular: Alexandre Liando

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

DENTRO DA CISTERNA, OLHE PARA O ALTO!

Jeremias 38 de 1-13
Versículo 6 – “Então tomaram a Jeremias, e o lançaram na cisterna de Malquias, filho do rei, que estava no átrio da guarda; e desceram a Jeremias com cordas; mas na cisterna não havia água, senão lama; e atolou-se Jeremias na lama.” 
                                            
Amados irmãos nazarenos, pela misericórdia de Deus ontem pude ministrar no culto uma palavra a qual muito me edificou. Tão certo que a palavra do Senhor antes de falar a alguém no culto, primeiro deve falar ao coração daquele que a professa.

O texto nos conta  uma dura passagem na vida do profeta Jeremias: tendo em vista que foi jogado em uma cisterna com lama até o pescoço e sem água. Por quê? Simplesmente por falar a verdade, aquilo que o próprio Deus lhe ordenou.

Jeremias foi incumbido por Deus de dizer a Zedequias, rei de Israel, e a todo o povo que a cidade seria sitiada e INFALIVELMENTE  tomada por Nabucodosor, rei da Babilônia. Porém, como a profecia não agradava aos interesses particulares de ninguém, o profeta foi repudiado por todos. Os príncipes chegaram ao ponto de pedir a sua morte.

Quando Deus fala conosco, nem sempre é por meio de uma palavra de encorajamento, porque quando chega a palavra dura, a repreensão é para  aprendizado e amadurecimento de seu povo. Assim foi com Jeremias, ele teve de anunciar que aquele reinado iria cair e, por isso, foi jogado dentro de uma cisterna.

Muitas vezes, somos jogados por outras pessoas dentro de cisternas e ficamos atados sem poder nos mover diante das calúnias, dos  falatórios, das agressões. Outras vezes, somos nós mesmos que entramos dentro das cisternas com nossas próprias pernas.

Existem muitos tipos de cisternas em nossas vidas e que nos deixam  atolados na lama. Há a cisterna do pecado, do medo, da depressão, da dívida, da murmuração, da crise familiar, do problema conjugal e tantos outras que querem nos aprisionar.

Lembremos que cisterna não é lugar de conforto, mas lugar difícil, mesmo porque não há alimento, também não há água. A única parte do corpo que fica para fora é a cabeça. Isso revela que o único lugar que se tem para olhar  é para cima. Olhar para cima, porque do alto somos revestidos de poder, também é do alto que  vem o socorro. Em outras palavras, dentro de nossas cisternas, precisamos olhar para Deus!

No texto bíblico, a ajuda chegou a Jeremias por meio de Ebede- Meleque, o etíope, alguém que sequer era da mesma  linhagem e que não teria obrigação nenhuma de ajudar o profeta a sair daquele lugar, mas com Deus é assim: se Ele quiser te abençoar, usará as pessoas e situações mais improváveis.  

Ebede-Meleque improvisou com trapos e roupas velhas que desceu a Jeremias por meio de cordas e pediu que o homem de Deus colocasse os trapos embaixo do braço para que pudesse ser içado pelas cordas e não se machucasse.

Notemos que Ebede-Meleque no versículo 12 ordena a Jeremias: “Põe agora” os trapos velhos. Essa atitude nos autoriza a dizer que se Deus já enviou a ajuda, Ele cumpriu a parte Dele naquele negócio, dali em diante, caberia ao profeta fazer o esforço pessoal. Ele teria que de alguma forma livrar os braços da lama e cumprir o que lhe fora ordenado.

Então, meu irmão, cumpra você também sua parte neste acordo. Saia para fora, segure nessa corda. Liberte-se da cisterna em que está preso. Olhe para o alto! A luz que está na entrada da cisterna é a que vai mudar sua vida!

Temos uma única certeza: se Deus não enviar o Ebede-Meleque para ajudá-lo é porque quando você olhar de dentro da cisterna para o alto e vir uma mão estendida em sua direção para resgatá-lo, essa será a própria mão do seu Deus. Creia!

Em Cristo que me libertou da cisterna,

Pastora Neli Côndello


terça-feira, 20 de setembro de 2011

CINEMA CRISTÃO

A partir de 30 de Setembro, estará em cartaz, na Rede Cinemark, o filme POEMA DE SALVAÇÃO (primeiro filme cristão a entrar em cartaz no circuito aberto do Brasil).

CONFIRAM A SINOPSE:
A dor da ausência paterna e a rejeição de sua mãe a seus sonhos fermentam no jovem Pablo Olivares um ódio que lentamente se volta contra sua mãe Carmem e a religião que ela professa. Levado por sua ambição de vencer na música, Pablo decide fazer um pacto com o diabo. Carmem tenta de tudo para restabelecer o relacionamento com seu filho e ora incessantemente por ele durante quatorze anos.
Um drama inspirado em uma história real.

Elenco: Gonzalo Senestrari, Irina Alonso, Fernando Rosarolli
Direção: Brian Dublín
Gênero: Drama
Duração: 88 min.
Distribuidora: ** Outras **
Classificação: Livre


Vamos nos mobilizar como  cristãos e prestigiar a produção, assistindo ao filme com nossa igreja! 

domingo, 18 de setembro de 2011

ALEXANDRE, SEJA BEM-VINDO!

O grupo MULHERES NAZARENAS EM AÇÃO realizou ontem o Chá de Fraldas da Vivian, esposa do Rodrigo. Foi uma tarde de comunhão e descontração entre as mulheres. O grupo mostrou seu diferencial, fazendo brincadeiras e dinâmicas saudáveis que alegraram a todas presentes. Mais uma vez, o evento transformou-se em uma grande festa de confraternização: houve abundância na alimentação e até mesmo os homens que trabalhavam na reforma do templo, puderam participar. A união e o amor demonstrados pela avó Maria e a tia Camila comoveram-nos.
Vivian e Rodrigo, vocês são parte da família do Nazareno Lugar Forte e agora trarão o mais novo nazareninho: ALEXANDRE, SEJA BEM-VINDO!















































quinta-feira, 8 de setembro de 2011

FELIZ ANIVERSÁRIO

Ontem tivemos um dia muito abençoado:
Além de ser feriado, foi também o aniversário do Pr. Alexandre e de quebra a Igreja reuniu-se para almoçar juntos. Como cardápio tivemos uma feijoada preparada com carinho pelas nossas irmãs queridas Helena e Nair. Agradecemos a todos pela COMUNHÃO.



Todas as fotos estão na galeria ao lado (para quem quiser copiar). 
Clique duas vezes na imagem para ampliar. TOTAL: 94 fotos.

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

O TEMPO DE DEUS


"Se o nosso Deus, a quem servimos, quer livrar-nos, ele nos livrará da fornalha de fogo ardente e das tuas mãos, ó rei. Se não, fica sabendo, ó rei, que não serviremos a teus deuses, nem adoraremos a imagem de ouro que levantaste."
O que é receber uma unica ordem de Deus e esse mesmo Deus entrar em silêncio por 15 anos te consola e depois fica mais 10 anos em silêncio e cumpre sua promessa.
O que é ser um servo fiel ao Senhor, e ter como destino uma fornalha ardente e mesmo no meio do fogo consumidor não ser consumido.
O que é ser uma pessoa de profunda oração e por causa da inveja ser jogado na cova de Leões e não ser devorado.
O que é ser um apostolo cheio do conhecimento de Deus, pregar para centenas de pessoas numa época em que a comunicação era exageradamente lenta e morrer decapitado glorificando a Deus.
O que é servir a Deus por 86 anos como Bispo na cidade de Smirna no seculo 2 de nossa era, e morrer queimado vivo cantando a Deus louvores que impressionaram o coliseu romano.
O que foi citado acima é somente possivel se a dimensão de vida for espiritual, onde a razão não tem guarida, onde a alma não opina, onde a carne não governa.
No livro de Eclesiaste 3:15a esta escrito " O que é já foi, e o que há de ser também já foi" O grande problema dos cristãos de nossa era é a impaciência que levam a decisões equivocadas e desespero desnecessário. Entendo que as adversidades são dificeis de serem suportadas e sei que o mesmo Deus que diz que: não só de pão viverá o homem" sabe que precisamos de pão. Porém esse mesmo Deus diz que não precisamos estar ansiosos por coisa alguma. Deus tem o dominio sobre tudo!!! Então precisamos aprender a entrar no tempo de Deus.

A palavra de Deus quando fala de tempo tem duas expressões no grego:

KAYRÓS - TEMPO DE DEUS - Onde a sua dimensão e realidade acontece

KRONOS - TEMPO HUMANO - é o tempo cronológico, é a contagem angustiante.

No livro de Romanos 8:28 tem o texto "
Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito." Neste texto da palavra de Deus chamo a atenção para duas palavras: COISAS e BEM.
COISAS - GREGO ANAPAVO - Manter-se quieto, de expectativa calma e paciente.
BEM - GREGO SUNERGEO - Juntar forças e com isso ajudar.
Ao entrarmos no tempo de Deus entendemos a sensibilidade do apostolo Paulo quando escreveu esse texto, pois tudo o que nos acontecer se estivermos no KAIRÓS de Deus vamos nos manter quietos, calmos e pacientes, esperando a ajuda de Deus em tempo oportuno(Hb4) e tudo o que Deus permite que nos aconteça é apenas para nos aperfeiçoar na sua força.
Para entendermos o tempo de Deus temos que nos tornar pessoas espirituais, onde nossa alma esta totalmente influenciada pelo Espirito Santo e nossa carne totalmente mortificada. Uma vez nessa condição iremos aprender:
  1. Distinguir o bem do mal, não por influência da razão humana mas pelo fruto do Espirito chamado Benignidade.
  2. Teremos intuição não do ponto de vista dos sentidos da alma, mas através do pleno conhecimento de Deus.
  3. Vamos entender que a comunhão com Deus é a adoração independente de musica, mas o desejo de permanecer em Cristo o tempo inteiro.
Precisamos deixar o Espirito Santo nos tirar dessa dimensão humana, isto é possivel pela fé.
O que é fé??? Pastor Eber Rodrigues costuma dizer que "FÉ É VIVER INTENSAMENTE O QUE DEUS DIZ EM SUA PALAVRA"
NO TEMPO HUMANO:
  • A tribulação leva para angustia
  • A perplexidade leva para o desânimo
  • A perseguição leva para o desamparo
  • O abatimento leva para a destruição
NO TEMPO DE DEUS:
  1. A tribulação só vai conseguir me levar a ter mais perseverança em Deus.
  2. A perseguição vai conseguir somente que eu tenha mais esperança em Deus.
  3. O abatimento conseguirá somente que eu vá mais para perto de Deus, que me consola.
Portanto viver na dimensão de Deus é entender que:
  • A AJUDA VEM EM TEMPO OPORTUNO(HB 4:16)
  • A PROVAÇAO QUE INSISTE EM PERMANECER É SOMENTE PARA VOCÊ OUVIR DE DEUS QUE BASTA A GRAÇA DE CRISTO JESUS PARA O APERFEIÇOAMENTO DO PODER DE DEUS(2COR12:9)
Então subamos os degraus do KAIRÓS para vivermos a dimensão de Deus;
  1. BONDADE
  2. CONHECIMENTO DE DEUS
  3. DOMINIO PROPRIO
  4. PERSEVERANÇA
  5. PIEDADE
  6. FRATERNIDADE
  7. AMOR
Por isso, irmãos, procurai, com diligência cada vez maior, confirmar a vossa vocação e eleição; porquanto, procedendo assim, não tropeçareis em tempo algum.(2Pd 1:10)


Em Cristo


Pr Fleides Lima
vivendo intesamente o tempo de Deus
Inverno/2011