IGREJA DO NAZARENO - Lugar Forte

Pastor Titular: Alexandre Liando

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

DENTRO DA CISTERNA, OLHE PARA O ALTO!

Jeremias 38 de 1-13
Versículo 6 – “Então tomaram a Jeremias, e o lançaram na cisterna de Malquias, filho do rei, que estava no átrio da guarda; e desceram a Jeremias com cordas; mas na cisterna não havia água, senão lama; e atolou-se Jeremias na lama.” 
                                            
Amados irmãos nazarenos, pela misericórdia de Deus ontem pude ministrar no culto uma palavra a qual muito me edificou. Tão certo que a palavra do Senhor antes de falar a alguém no culto, primeiro deve falar ao coração daquele que a professa.

O texto nos conta  uma dura passagem na vida do profeta Jeremias: tendo em vista que foi jogado em uma cisterna com lama até o pescoço e sem água. Por quê? Simplesmente por falar a verdade, aquilo que o próprio Deus lhe ordenou.

Jeremias foi incumbido por Deus de dizer a Zedequias, rei de Israel, e a todo o povo que a cidade seria sitiada e INFALIVELMENTE  tomada por Nabucodosor, rei da Babilônia. Porém, como a profecia não agradava aos interesses particulares de ninguém, o profeta foi repudiado por todos. Os príncipes chegaram ao ponto de pedir a sua morte.

Quando Deus fala conosco, nem sempre é por meio de uma palavra de encorajamento, porque quando chega a palavra dura, a repreensão é para  aprendizado e amadurecimento de seu povo. Assim foi com Jeremias, ele teve de anunciar que aquele reinado iria cair e, por isso, foi jogado dentro de uma cisterna.

Muitas vezes, somos jogados por outras pessoas dentro de cisternas e ficamos atados sem poder nos mover diante das calúnias, dos  falatórios, das agressões. Outras vezes, somos nós mesmos que entramos dentro das cisternas com nossas próprias pernas.

Existem muitos tipos de cisternas em nossas vidas e que nos deixam  atolados na lama. Há a cisterna do pecado, do medo, da depressão, da dívida, da murmuração, da crise familiar, do problema conjugal e tantos outras que querem nos aprisionar.

Lembremos que cisterna não é lugar de conforto, mas lugar difícil, mesmo porque não há alimento, também não há água. A única parte do corpo que fica para fora é a cabeça. Isso revela que o único lugar que se tem para olhar  é para cima. Olhar para cima, porque do alto somos revestidos de poder, também é do alto que  vem o socorro. Em outras palavras, dentro de nossas cisternas, precisamos olhar para Deus!

No texto bíblico, a ajuda chegou a Jeremias por meio de Ebede- Meleque, o etíope, alguém que sequer era da mesma  linhagem e que não teria obrigação nenhuma de ajudar o profeta a sair daquele lugar, mas com Deus é assim: se Ele quiser te abençoar, usará as pessoas e situações mais improváveis.  

Ebede-Meleque improvisou com trapos e roupas velhas que desceu a Jeremias por meio de cordas e pediu que o homem de Deus colocasse os trapos embaixo do braço para que pudesse ser içado pelas cordas e não se machucasse.

Notemos que Ebede-Meleque no versículo 12 ordena a Jeremias: “Põe agora” os trapos velhos. Essa atitude nos autoriza a dizer que se Deus já enviou a ajuda, Ele cumpriu a parte Dele naquele negócio, dali em diante, caberia ao profeta fazer o esforço pessoal. Ele teria que de alguma forma livrar os braços da lama e cumprir o que lhe fora ordenado.

Então, meu irmão, cumpra você também sua parte neste acordo. Saia para fora, segure nessa corda. Liberte-se da cisterna em que está preso. Olhe para o alto! A luz que está na entrada da cisterna é a que vai mudar sua vida!

Temos uma única certeza: se Deus não enviar o Ebede-Meleque para ajudá-lo é porque quando você olhar de dentro da cisterna para o alto e vir uma mão estendida em sua direção para resgatá-lo, essa será a própria mão do seu Deus. Creia!

Em Cristo que me libertou da cisterna,

Pastora Neli Côndello


3 comentários:

Todos nós, Nazarenos, estamos saindo da cisterna, isto é, fora do sistema "gospel" que tem por bandeira: mais prosperidade, menos santidade. Cumpramos nosso principal objetivo: Santidade ao Senhor! Parabéns Pra. Neli por esta maravilhosa Palavra compartilhada conosco!
 
Palavra edificante e que traz ensino para todos.
Pra você é uma benção nas mães de Deus!
Cidokabio
 
Parabéns Deus é fiel!
 

Postar um comentário