IGREJA DO NAZARENO - Lugar Forte

Pastor Titular: Alexandre Liando

terça-feira, 11 de outubro de 2011

UMA CARTA AO SENHOR: ELE ME AUTORIZA A RECONSTRUIR!

Palavra ministrada no culto de domingo 09/10/11.

Texto base: “Então lhes respondi, e disse: O Deus dos céus é o que nos fará prosperar: e nós, seus servos, nos levantaremos e edificaremos.” - Neemias 2:20


O capítulo 2 de Neemias relata-nos uma história de fé e amor à casa do Senhor: Neemias que era copeiro do Rei Artaxerxes encontrava-se triste, semblante desfalecido por saber que os judeus que voltaram do cativeiro estavam em situação de miséria e desprezo. Esse contexto foi após o exílio de Israel, em 457 a.C. , pois a nação havia sido tomada pelo reinado persa. Os muros de Jerusalém estavam derrubados, caídos, fendidos e as portas consumidas pelo fogo. Ele, ao ser informado desse panorama desolador, chorou e orou ao Senhor, pedindo um escape para aquela nação. Assim, teve de se apresentar ao Rei para servi-lo, mas pela primeira vez, Artaxerxes pôde contemplar a tristeza no rosto de Neemias. Esse fato despertou um interesse no rei, tendo em vista que jamais Neemias apresentara-se abatido.
Como você tem se apresentado ao REI dos reis? Seu rosto tem firmeza ou você vem toda semana para a casa do Senhor com o rosto na terra? Você olha para o alto e reconhece que tem galardão? Ou já chega com a cabeça baixa? Neemias servindo ao homem, não ousava apresentar-se abatido. Nós que servimos a Deus, o Todo Poderoso, precisamos aprender esta lição com esse copeiro.
O fato de Jerusalém estar com os muros fendidos e com as portas queimadas a fogo, isso não foi obra do diabo, não, mas fruto da desobediência, conforme nos ensina:
Neemias 1: 7, 8. “De todo nos corrompemos contra ti, e não guardamos os mandamentos, nem os estatutos, nem os juízos, que ordenaste a Moisés, teu servo. Lembra-te, pois, da palavra que ordenaste a Moisés, teu servo, dizendo: vós transgredireis, e eu vos espalharei entre os povos.”
Muro fendido e porta queimada é permissão de Deus para conserto! O muro protegia a cidade, dava a volta em torno dela. Assim somos nós. Quando seu muro fica fendido, rachado entra quem quiser não tem proteção. A porta serve para entrada principal e se ela estiver consumida pelo fogo, não terá mais serventia, perderá sua função.
Pois bem, Neemias, sentiu arder no coração um desejo de voltar para reconstruir aquela cidade, porém ele não foi “colocando a cara” e fazendo. Servo de Deus pede confirmação do Senhor antes de realizar qualquer empreitada.
Como é sua atitude no dia-a-dia? Vai fazendo as coisas sozinho dentro da sua vontade humana? Ou antes consulta ao Senhor? Veja esses dois exemplos: 1)Senhor, eu preciso reformar minha casa, não tenho dinheiro. Está nas suas mãos Deus, aguardarei o suprimento, crendo que a sua vontade será feita nessa situação.   OU
2) Eu vou reformar minha casa inteira. Já comprei todo o material, inclusive, já pensei naquele sofá para colocar na sala nova. Fui, fiz, arrendei vários carnês, “quebrei a cara” e agora Jesus? Como o Senhor vai me livrar dessa?
Pare de fazer a sua vontade, faça a vontade de Deus!
Cadê você crente que orava, buscava, clamava e agora fica na murmuração na enrolação, para tudo faz corpo mole:
Aquilo que Deus colocar em suas mãos faça! E faça bem feito.
Você vive ocupado para Deus e para as coisas do reino? Será que quando vier o dia mal, Deus também estará ocupado para te atender? Não, nosso Pai é eterno em compaixão e em benignidade, mas ele também é justiça! Então pare de brincar!
Neemias  antes de partir para a reconstrução da cidade foi falar com o rei. Essas foram as suas palavras:
E disse ao rei: Se é do agrado do rei, e se o teu servo é aceito em tua presença, peço-te que me envies a Judá, à cidade dos sepulcros de meus pais, para que eu a reedifique. Neemias 2:5
Peça ao rei Jesus antes de fazer alguma coisa, peça em oração. Fale com seu pastor antes de bater cabeça, simplesmente porque Deus atua na obediência e Ele não fere o princípio de autoridade espiritual. Como Neemias orou ao Senhor, pediu autorização ao Rei que foi concedida, aquela empreitada passou a ter valor espiritual, porque tinha sido abençoada no céu e na terra. Desse modo, quando Neemias partiu, não foi sozinho! A estratégia dada a ele por Deus foi a de pedir ao rei que lhe entregasse cartas para que pudesse passar pelas outras cidades. Entregaria as cartas a cada governante e assim passaria ileso, sem contenda ou confusão.
Na obra do senhor tudo é com respeito, com ordem! Neemias não fez as cartas de próprio punho, e ele as pediu ao rei. Quer passar além do rio e chegar ao outro lado, irmão? Peça hoje uma carta ao rei, esse será seu passaporte.
Aguarde a resposta antes de sair. Se a carta for entregue, isso lhe servirá como uma procuração, autorizando sua passagem ao outro lado. Mas ela só tem valor se for para fazer aquilo que vai ao encontro da palavra, aquilo que é favorável aos olhos do seu Deus.
·        Deus não dá a carta para você pecar. Deus não dá a carta para realizar os desejos da sua carne.
·        Deus não dá a carta para você prejudicar alguém, isso é feitiçaria e Deus não tem parte com os feiticeiros.
·        Tem irmão que ora para Deus prejudicar o outro, isso é oração de tolo e Deus não ouve.
·        A carta que Deus entregou a Neemias foi uma carta para RECONSTRUÇÃO! E Neemias não foi sozinho!
·        Então lhes declarei como a mão do meu Deus me fora favorável, como também as palavras do rei, que ele me tinha dito; então disseram: levantemo-nos, e edifiquemos. e esforçaram as suas mãos para o bem. Neemias 2:18
DEUS ESTÁ CHAMANDO E LEVANTANDO VÁRIOS NEEMIAS QUE RESTAURARÃO OS MUROS E AS PORTAS DA CIDADE DE GUARULHOS. MUROS ASSOLADOS, QUEIMADOS E FENDIDOS PELO PECADO, PELA MURMURAÇÃO, PELA FALTA DE ORAÇÃO, PELA FALTA DE LEITURA DA PALAVRA, PELA FALTA DE AMOR ÀS VIDAS, PELA FALTA DE COMPROMISSO COM DEUS.
QUEM DESEJA COLOCAR UM TIJOLO NESSA CONSTRUÇÃO, NESSA OBRA QUE NÃO É SUA, MAS DE DEUS?
Colocando o primeiro tijolo,
Pastora Neli Côndello 

0 comentários:

Postar um comentário