IGREJA DO NAZARENO - Lugar Forte

Pastor Titular: Alexandre Liando

terça-feira, 29 de novembro de 2011

OUVINDO A DEUS

Palavra ministrada no 1º dia de Inauguração da Igreja.
I SAMUEL 3:1-10
INTRODUÇÃO  
Como cristãos queremos ouvir a voz de Deus, chegamos aos cultos e pedimos a Deus que fale conosco e muitas vezes não ouvimos o Senhor falar. Qual o segredo que carregava Samuel que o permitiu ouvir a voz do Senhor?  Ao meditar na história de Samuel e em sua experiência de ouvir o Senhor aprendemos lições importantes. Samuel vivia em um tempo onde não se ouvia a voz de Deus, em I Samuel 3:1 o texto revela que nos dias de Samuel não havia visão manifesta. Como conseqüência disso havia imoralidade, os filhos do próprio sacerdote estavam se relacionando impuramente com outras mulheres (I Sm 2:22), o povo enfrentava derrotas no campo de Batalha (4.10). Eram dias de desespero.  Podemos identificar semelhanças com os nossos dias e com nossa realidade cotidiana. Nossa sociedade está mergulhada na imoralidade, quantas derrotas não se sofrem no campo pessoal ou espiritual pela falta da voz de Deus? Ao falar com Samuel, Deus revela que não está em silêncio mas, que quer um coração favorável e sensível para ouvir sua voz. Samuel nos ensina algumas lições importantes:
            A.      Fique em silêncio para ouvir a voz de Deus
 Samuel estava em silêncio quando ouviu a voz do Senhor. Ele estava deitado, ele estava quieto. Nossa agitação nos impede de ouvir o Senhor, se não voltarmos nosso coração para Deus e tranqüilizarmos nossa alma não ouviremos o Senhor. É preciso aquietar-se, tranqüilizar-se e, esperar Nele. Em outros momentos ouvimos a voz de outras pessoas, corremos atrás de conselhos de homens carnais que não trarão nenhuma palavra baseada nas escrituras sagradas.    

B.      Aproxime-se da presença de Deus para ouvir o Senhor.

 Samuel não estava em qualquer lugar, ele estava no templo. Dormia perto da arca do Senhor. você precisa estar próximo para ouvir, Samuel estava no santuário, ele não sabia tudo o que tinha para saber mas, estava perto, deitado no lugar onde estava a arca de Deus. Onde você está? Não se pergunte onde está a voz do Senhor? Porque a voz do Senhor é viva, ela está aqui. Onde você está? Se aproxime de Deus para ouvir sua voz, é como aquela concha do mar que faz um barulho de ondas. Quando você aproxima do ouvido você escuta o mar, quando você afasta você não ouve o som, mas, o som continua ali. Se aproxime do Senhor, se aproxime do templo, esteja firme na Igreja para ouvir Deus falar.

C.      Deus usa pessoas para nos orientar

Essa experiência de Samuel também nos deixa outra lição: Samuel foi orientado! Eli percebeu que era Deus falando com Samuel. Graças a orientação de Eli, Samuel pode ouvir a voz do Senhor e ter sua vida marcada por uma nova fase no relacionamento com Deus. Não pense que você sabe tudo, não pense que não precisa de orientação. A bíblia diz que na multidão de conselhos há sabedoria. Busque e aceite orientação de homens de Deus, de pessoa s que estão próximos do SenhorEsteja atento também, para que você seja usado por Deus para ser um “Eli” na vida de muitos “Samuéis” que te cercam. Oriente as pessoas segundo os ensinamentos da palavra de Deus.

D.      Deus fala com um propósito sublime

        Deus falou com Samuel e mostrou o pecado dos filhos e Eli e as   conseqüências dele.  Irmãos, a fala de Deus com Samuel tem um propósito espiritual, de denúncia do pecado. Deus nos orienta irmãos, ele pode te orientar na compra de um veículo, em um curso que você vai fazer. Mas, Deus quer falar com você por dois únicos motivos: 1. Para aproximar você dele e para que você seja um instrumento para aproximar outras pessoas de sua revelação. Você fica preocupado com coisas muitos pequenas, se distrai com coisas pequenas e Deus quer falar com você sobre coisas grandes.  
Denuncie o pecado com seu exemplo. Se você decide guardar a sua virgindade, você está dizendo que existe um padrão de Deus para a sexualidade. Se você é fiel a sua esposa, você está denunciando o adultério, e mostra ao mundo que existe um padrão de Deus para a família.

Conclusão

Deus está falando. Está falando através de sua Palavra, através das circunstâncias, através de homens que ele levanta ao longo dos séculos. Ouça voz do Senhor, não pergunte onde ele está, pergunte-se onde você está, se coloque perto da arca, leia mais a Palavra, ore, fique em silencio e ouça Deus falar grandes coisas.


Pastora Maely (Igreja do Nazareno Central São Paulo)

domingo, 20 de novembro de 2011

DEUS REVELA O QUE ESTÁ OCULTO

PALAVRA: II REIS 2: 19-22
Estamos vivendo um momento difícil, no qual o pecado tem prevalecido e o homem sequer tem a preocupação ou desejo de se arrepender. 


Vivemos momentos em que as pessoas não possuem temor de Deus, são coniventes com o pecado e mesmo assim acham que estão certas.

Antes de adentrarmos a Palavra  em referência, falamos de Josué que havia seguido a determinação de Deus e as muralhas de Jericó vieram ao chão e o povo de Israel tomou posse da cidade. Naquela ocasião Deus havia determinado:

Josué 6:18 –“ Guardai-vos das coisas condenadas, para que, tendo-as vós condenado, não tomeis delas coisa alguma, e não façais maldito o arraial de Israel , e o perturbeis.” A prata, ouro e os vasos de bronze e de ferro são consagrados ao Senhor e irão ao tesouro do Senhor (v.19).

A palavra (Js 7:1) relata que os filhos de Israel foram infiéis em relação às coisas condenadas.
Josué teve uma falha como líder porque a cada etapa de nossas vidas, cada planejamento realizado seja de resultado bom ou ruim, devemos sempre consultar e  ORAR a Deus para darmos o passo correto. Todavia não ocorreu assim com Josué após ter tomado posse da terra após a queda das muralhas. Vejamos.

 No versículo 2, do capítulo 7, Josué mandou espiar a cidade de Ai e vendo que pouco nº de pessoas, os espias disseram que somente dois ou três mil homens seriam suficientes.
Resultado: Israel perdeu a batalha para o frágil exército de Ai que fez o exército de Israel fugir derrotado. Depois da perda Josué foi para oração (vs. 10 – 11) e Deus lhe disse: Por que estás prostrado?

Precisamos orar a Deus antes  e não depois, por isso Deus fala para Josué por que estás prostrado?  É hora de se levantar e combater o pecado que existe no meio do povo.
Na ocasião, Acã   havia subtraído uma linda capa babilônica,  prata e enterrou no arraial.
Interessante é que o pecador vendo tudo acontecer, vendo a ruína do povo, ficou em silêncio e tendo ciência, Acã agiu como se não fosse com ele.  Ou seja, tem muita gente enterrando pecado para que o homem não veja, mas e de Deus, quem poderá esconder algo?  Mesmo assim, ele não se manifestou, porque diante de Deus nada fica em oculto.

Josué se levantou de madrugada e segundo as tribos foi lançada sorte que recaiu sobre Judá (tribo de Acã).  Depois disso, chegou à família dos zeraítas até chegar a Zabdi avô de Acã. Ele ficou maravilhado com a CAPA BABILÔNICA e os objetos e coisas que viu e desejou. Irmãos tenham cuidado para que vocês não sejam os responsáveis pela maldição de todo um povo.  Virão oferecer a você algo aparentemente bênção mas, na verdade, te conduzirão para o esfriamento espiritual, para a falta de compromisso com Deus, além de roubarem os planos de Deus de você. 
Em nosso meio toda capa que atente contra a santidade de Deus será descoberta e retirada para que a ira de Deus não venha sobre nós!

Verificamos na palavra (II Rs 2: 19-22) que  Elias havia sido levado por carros e cavalos de fogo e deixou sua CAPA para Eliseu atendendo ao pedido de unção dobrada do Espírito.  Eliseu pegou a capa e feriu o rio Jordão e perguntou agora onde está o Senhor, Deus de Elias?  As águas do Jordão se abriram e Eliseu passou. Mas 50 homens valentes chegaram a Eliseu e disseram; Deixai-os ir à busca de Elias, pode ser que o Espírito do Senhor o tenha arrebatado e lançado nalgum monte ou vale. Respondeu Eliseu: NÃO OS ENVIEIS. Mas eles persistiram a ponto de aborrecê-lo e foram.

Ao voltarem disseram  NÃO ACHAMOS ELIAS.
JERICÓ: COMO O SENHOR VÊ ESTA CIDADE É BEM SITUADA , MAS AS ÁGUAS SÃO MÁS E A TERRA É ESTÉRIL (II REIS 18.19).
No Vs. 20 o profeta pede que tragam uma tigela nova com sal. Ao deitar sal nos mananciais as águas tornaram-se saudáveis. 

Irmãos Nazarenos, a tigela com sal somos nós que estamos buscando verdadeiramente ao Senhor e sal representa a palavra de Deus que sair das nossas bocas , pois somente com a Santidade ao Senhor estaremos em condição de sal da terra e luz do mundo (Mt. 5: 13-14), pois o mundo jaz no maligno.
Permitamos que Deus arranque toda água amarga (pecado, obras da carne etc) de nossas vidas para que rios de água viva possam fluir do nosso ventre. 

Em Cristo que nos exorta para a inteira santificação.
Pr. Alexandre Liando

domingo, 13 de novembro de 2011

SANTA CEIA- NOVEMBRO

Ontem 12/11/2011 completamos 1 ano (desde o Culto Oficial como Congregação no Hotel Sables).
Desde esse dia, só podemos ser extremamente gratos a Deus que nos supriu de forma abundante em todas as áreas e tem-nos feito LUGAR FORTE diariamente. Tivemos Nossa Santa Ceia de novembro e juntos pudemos celebrar a  vitória de Deus nas nossas vidas. A Igreja está uma grande bênção. Isso é só o começo.
TODA HONRA, GLÓRIA, PODER, MAJESTADE E SOBERANIA SEJAM DADO AO NOSSO DEUS!



quinta-feira, 10 de novembro de 2011

A ESPERANÇA PRODUZ A CERTEZA.

Isaías 64:04 “Porque desde aAntiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu um Deus além de ti, que trabalha para aquele que nele espera.”

O tempo da espera é um momento difícil para qualquer ser humano, porque a essência humana necessita de realizações para satisfazer-se. A espera proporciona justamente o inverso: um tempo em que nem sempre as situações são favoráveis, nem sempre o que se espera é o que acontece. Esperar é ser provado na paciência para produzir a fé: essa faz tudo aquilo que não existe vir à existência.

O salmista nos traz uma lição sobre a espera: “Esperei com paciência no Senhor e Ele se inclinou para mim e ouviu o meu clamor”. (Salmo 40: 01). A ansiedade humana precisa ser domada para que Deus haja em sua infinita graça e misericórdia. Esse breve artigo propõe-se a lembrar-nos que Deus agirá nas nossas vidas mediante a confiança que depositamos nEle para resolução de todas as causas e situações. 

Ao citar o versículo de abertura que se encontra em Isaías 64:04, faz-nos recordar que ele foi o profeta do conserto porque estava claro para Isaías que a aliança registrada por Moisés em Dt 30.16 que diz:
“Ames ao Senhor teu Deus e andes no seu caminho e guardes os seus mandamentos, e os seus juízos, para que vivas e se multipliques, e o Senhor teu Deus, te abençoe na terra, a qual passar a possuir.”  havia sido tão inteiramente violada, que o cativeiro e o julgamento eram inevitáveis para Judá, assim como o era para Israel.

Isaías viu e provou da graça e do amor de Deus, depositou sua confiança nEle. Profetizou que Ele mandaria o Emanuel, Jesus Cristo, e sua profecia só veio a se cumprir mais ou menos 750 anos depois. Vale destacar que Isaías não viu a profecia se cumprir, mas tão somente esperou, descansou no Senhor e teve a convicção de que aquelas palavras não passariam.

E nós como temos reagido diante das promessas? Sabemos esperar o momento de Deus para conquistar nossas bênçãos? Ou fazemos o que desejamos, passamos na frente do Senhor? Fiquemos atentos, pois há alguns fatores que podem dificultar a espera em Deus:

a)  Medo de não acontecer, falta de fé.
b)  Aflição angústia, pelas lutas.
c)   Murmuração (aquele que vive reclamando), essa é a pior das três.

Deus quer nos lembrar que Ele tem saudade nós, que Ele quer ouvir sua voz. Peça, meu amado, Peça mesmo.  Para isso é urgente que o cristão tenha uma vida diária de oração. O próprio Jesus declarou: "Tudo quanto pedirdes ao Pai em Meu nome, Ele vo-lo concederá. "João 15:7 e 16.
  
Esperar no trabalhar de Deus na nossa vida é crermos e confiarmos que, ainda em silêncio, Ele trabalha por nós. Não desanime, espera em Deus. Afinal, o que Deus faz, meus irmãos? Trabalha por aquele que nEle espera!!!

Em Cristo, minha esperança.
Prª.: Neli Côndello

RENÚNCIA

Jovens da Assembleia de Deus de Imperatriz, Maranhão, se uniram em um projeto pioneiro no ministério: a produção do filme “Renúncia – Suas Escolhas Definem Seu Futuro” um longa que será distribuído pela Casa Publicadora das Assembleias para todo o Brasil.

O filme conta a história de Nanda, uma jovem evangélica que ao entrar para a universidade conhece o mundo do álcool, das drogas, sexo e luxúria e acaba se desviando da fé. O roteiro foi elaborado por Luaran Lins que teve acesso a uma pesquisa recente que mostra que mais da metade dos jovens cristãos se afastam da fé depois que entram para a universidade.

A partir dessa pesquisa ela escreveu o roteiro e entrou em contato com um amigo também assembleiano, Gildásio Amorim, que é editor de vídeo e juntos começaram a produção do filme. O custo médio de um longa desse porte é de R$400 mil reais, mas como toda a equipe atuou voluntariamente o custo diminui para R$60 mil.

“O baixo orçamento não foi empecilho para que fôssemos muito criteriosos na qualidade do projeto e para apresentar ao Brasil um filme de alta qualidade”, diz Luaran Lins.

Renúncia é o primeiro longa-metragem produzido pela Assembleia de Deus no Brasil e totalmente gravado em Imperatriz do Maranhão. Ele será lançado dia 23 de novembro no Auditório do Palácio do Comércio em Imperatriz e depois disso será distribuído para todo o Brasil pela CPAD.
O produtor afirma que “o objetivo é que o filme percorra todo o país como instrumento de evangelização, principalmente, nas escolas e faculdades”. O roteiro do longa será distribuído em livro e a trilha sonora foi gravada em CD pelo Ministério de Louvor Geração do Avivamento.