IGREJA DO NAZARENO - Lugar Forte

Pastor Titular: Alexandre Liando

domingo, 20 de novembro de 2011

DEUS REVELA O QUE ESTÁ OCULTO

PALAVRA: II REIS 2: 19-22
Estamos vivendo um momento difícil, no qual o pecado tem prevalecido e o homem sequer tem a preocupação ou desejo de se arrepender. 


Vivemos momentos em que as pessoas não possuem temor de Deus, são coniventes com o pecado e mesmo assim acham que estão certas.

Antes de adentrarmos a Palavra  em referência, falamos de Josué que havia seguido a determinação de Deus e as muralhas de Jericó vieram ao chão e o povo de Israel tomou posse da cidade. Naquela ocasião Deus havia determinado:

Josué 6:18 –“ Guardai-vos das coisas condenadas, para que, tendo-as vós condenado, não tomeis delas coisa alguma, e não façais maldito o arraial de Israel , e o perturbeis.” A prata, ouro e os vasos de bronze e de ferro são consagrados ao Senhor e irão ao tesouro do Senhor (v.19).

A palavra (Js 7:1) relata que os filhos de Israel foram infiéis em relação às coisas condenadas.
Josué teve uma falha como líder porque a cada etapa de nossas vidas, cada planejamento realizado seja de resultado bom ou ruim, devemos sempre consultar e  ORAR a Deus para darmos o passo correto. Todavia não ocorreu assim com Josué após ter tomado posse da terra após a queda das muralhas. Vejamos.

 No versículo 2, do capítulo 7, Josué mandou espiar a cidade de Ai e vendo que pouco nº de pessoas, os espias disseram que somente dois ou três mil homens seriam suficientes.
Resultado: Israel perdeu a batalha para o frágil exército de Ai que fez o exército de Israel fugir derrotado. Depois da perda Josué foi para oração (vs. 10 – 11) e Deus lhe disse: Por que estás prostrado?

Precisamos orar a Deus antes  e não depois, por isso Deus fala para Josué por que estás prostrado?  É hora de se levantar e combater o pecado que existe no meio do povo.
Na ocasião, Acã   havia subtraído uma linda capa babilônica,  prata e enterrou no arraial.
Interessante é que o pecador vendo tudo acontecer, vendo a ruína do povo, ficou em silêncio e tendo ciência, Acã agiu como se não fosse com ele.  Ou seja, tem muita gente enterrando pecado para que o homem não veja, mas e de Deus, quem poderá esconder algo?  Mesmo assim, ele não se manifestou, porque diante de Deus nada fica em oculto.

Josué se levantou de madrugada e segundo as tribos foi lançada sorte que recaiu sobre Judá (tribo de Acã).  Depois disso, chegou à família dos zeraítas até chegar a Zabdi avô de Acã. Ele ficou maravilhado com a CAPA BABILÔNICA e os objetos e coisas que viu e desejou. Irmãos tenham cuidado para que vocês não sejam os responsáveis pela maldição de todo um povo.  Virão oferecer a você algo aparentemente bênção mas, na verdade, te conduzirão para o esfriamento espiritual, para a falta de compromisso com Deus, além de roubarem os planos de Deus de você. 
Em nosso meio toda capa que atente contra a santidade de Deus será descoberta e retirada para que a ira de Deus não venha sobre nós!

Verificamos na palavra (II Rs 2: 19-22) que  Elias havia sido levado por carros e cavalos de fogo e deixou sua CAPA para Eliseu atendendo ao pedido de unção dobrada do Espírito.  Eliseu pegou a capa e feriu o rio Jordão e perguntou agora onde está o Senhor, Deus de Elias?  As águas do Jordão se abriram e Eliseu passou. Mas 50 homens valentes chegaram a Eliseu e disseram; Deixai-os ir à busca de Elias, pode ser que o Espírito do Senhor o tenha arrebatado e lançado nalgum monte ou vale. Respondeu Eliseu: NÃO OS ENVIEIS. Mas eles persistiram a ponto de aborrecê-lo e foram.

Ao voltarem disseram  NÃO ACHAMOS ELIAS.
JERICÓ: COMO O SENHOR VÊ ESTA CIDADE É BEM SITUADA , MAS AS ÁGUAS SÃO MÁS E A TERRA É ESTÉRIL (II REIS 18.19).
No Vs. 20 o profeta pede que tragam uma tigela nova com sal. Ao deitar sal nos mananciais as águas tornaram-se saudáveis. 

Irmãos Nazarenos, a tigela com sal somos nós que estamos buscando verdadeiramente ao Senhor e sal representa a palavra de Deus que sair das nossas bocas , pois somente com a Santidade ao Senhor estaremos em condição de sal da terra e luz do mundo (Mt. 5: 13-14), pois o mundo jaz no maligno.
Permitamos que Deus arranque toda água amarga (pecado, obras da carne etc) de nossas vidas para que rios de água viva possam fluir do nosso ventre. 

Em Cristo que nos exorta para a inteira santificação.
Pr. Alexandre Liando

0 comentários:

Postar um comentário