IGREJA DO NAZARENO - Lugar Forte

Pastor Titular: Alexandre Liando

domingo, 29 de abril de 2012

SAINDO DO VALE DE BACA


Os Salmos 84 foram escritos pelos Filhos de Coré (porteiros do templo) e de início diz que os tabernáculos de Deus são amáveis, ou seja, é muito bom estar na Casa de Deus. Por isso, o melhor lugar para estar é adorando ao Senhor na Igreja em comunhão com os demais irmãos.

Além disto, faz menção de que a alma está desejosa e desfalece pelos átrios do Senhor, porquanto nossas vontades, emoções se renderam ao nosso Deus.
Bem aventurados aqueles que estão adorando na Casa do Senhor e, por isso, são fortalecidos por terem o coração reto. 

Com isso, podemos até passar pelo Vale de Baca também conhecido pelo Vale das Lágrimas, porém, o nome sugerido não está voltado a lágrimas de pessoas ou por lamentações, mas por ser um lugar onde existem as balsameiras (plantas com valor terapêutico e de descanso para o corpo físico) , que soltam “lágrimas” de perfumes por elas produzidos. 

Portanto, quando passamos pelo Vale de Baca, ainda que o caminho seja tortuoso e difícil saiba que o bom perfume de Cristo sempre estará nos acompanhando.  
Até o pardal encontrou casa:
Pardal: pássaro desprezível, sem importância para os homens, simples, vive em lugares urbanos e rurais, ninguém usa pardal para exposição, é deixado de lado.
Andorinha:  anda em bandos/grupos e voam centenas de quilômetros mas ela tem uma característica: pode até voar centenas de quilômetros mas ela volta para o mesmo lugar onde ela formou seu ninho ou no local onde nasceu.

O salmista expõe pássaros que, aos olhos dos homens, não têm nenhum valor, são desprezados.
Espiritualmente falando, NÓS NÃO SOMOS DESTE MUNDO  (Jo. 15.19). Fomos predeterminados para vir à terra, pois a palavra diz: (Sl. 139:16 – OS TEUS OLHOS VIRAM O MEU CORPO AINDA INFORME, E NO TEU LIVRO TODAS ESTAS COISAS FORAM ESCRITAS, AS QUAIS IAM SENDO DIA A DIA FORMADOS, QUANDO NEM AINDA UMA DELAS HAVIA).

Como pardais desprezíveis, sem valor, deixados de lado encontraremos seus altares nos céus (hb. 9.23 – figuras dos céus). Encontraremos nossa casa nos céus, nossa morada.
Como andorinhas, pode ser que andemos quilômetros, porém está chegando a hora de voltarmos para o nosso ninho espiritual que é a Nova Jerusalém.  
     
Fiquemos firmes.
Pr. Alexandre Liando. 

sábado, 28 de abril de 2012

1º CULTO DE MULHERES
























TEMA:  “MULHER VIRTUOSA QUEM ACHARÁ? O SEU VALOR MUITO EXCEDE O DE FINAS JÓIAS” PV. 31:10  

A mulher virtuosa de Pv. 31 tem as seguintes características: é confiável, faz o bem, faz trabalhos manuais, cuida de sua casa, passa tarefas às suas servas, conhece bem o seu marido, abre a boca com sabedoria, a beneficência está na sua língua, olha pelo governo da casa e não come o pão da preguiça, é louvada pelo marido e pelos filhos, é temente a Deus.
Estas são qualidades que precisamos buscar a cada dia.
A pergunta é: Como ser uma mulher virtuosa no século 21? 

Vamos aprender com algumas mulheres da Bíblia.
A primeira mulher que vai nos servir como exemplo é Maria – a mãe de Jesus.  Em  Lucas 1:26, nos conta que o anjo Gabriel visita uma jovem virgem de Nazaré da Galiléia, chamada Maria e lhe diz:  “Salve agraciada, o Senhor é contigo, bendita és tu entre as mulheres, eis que de seu ventre conceberás e darás a luz a um filho e o chamarás de Jesus”.  E Maria responde: Eis aqui a serva do Senhor: cumpra-se em mim, conforme a tua palavra.
1ª. Lição: Para sermos mulheres virtuosas precisamos permitir que a Palavra de Deus se cumpra em nós. Maria foi escolhida por Deus para trazer ao mundo o Filho de Deus. Para aquela missão Maria foi escolhida, mas Deus tem uma missão para cada uma de nós.
Para isso precisamos permitir que a Palavra de Deus se cumpra em nós. Abrir o nosso coração, ouvir a voz do Senhor.  Quantas vezes vivemos no passado: (o dia de ontem com acertos e erros), falta de perdão, raiz de amargura; as vezes vivemos no futuro  e deixamos de viver o dia de hoje: PRESENTE.  Não tem como a palavra de Deus se cumprir em nós se estivermos viajando pro passado ou para o futuro. 

Outro exemplo de Maria está em João, capítulo 2. Conta-se a história das bodas de cana da galiléia. Diz a palavra que Jesus e seus discípulos foram convidados para este casamento.  Na cultura judaica, os casamentos duravam no mínimo 7 dias. Mas no auge da festa acabou o vinho (uma vergonha para os noivos e seus pais), então, Maria vai falar com Jesus sobre o problema.
E Ele diz: “mulher que tenho eu contigo, ainda não chegou minha hora”, mas Maria olha para os servos e diz: “Fazei tudo o que Ele vos mandar”. Jesus manda que encham as talhas de água e essa água é transformada no melhor vinho servido naquela festa.
Esta é nossa 2ª. Lição em busca de sermos mulheres virtuosas. Fazer tudo o que o Senhor nos mandar, ou seja, como servas do Senhor devemos obedecer. Aqueles servos não entenderam na hora o porque deveriam encher aquelas 6 talhas com cerca de 120lt cada= 720lt de água, mas eram servos e cumpriram seu papel, obedeceram. Depois entenderam. 

Nosso terceiro exemplo de mulher virtuosa encontra-se em Lc. 10:38-42 e também se chama Maria. Ela morava em Betânia e era irmã de Marta e lázaro. Esses três irmãos amavam a Jesus e eram considerados seus amigos, tanto que todas as vezes que Jesus ia a Betânia, hospedava-se na casa deles.
Certo dia ele chega nesta casa, levando consigo seus doze discípulos. Na cultura judaica, quando chegava uma visita, o anfitrião deveria providenciar para que seus pés fossem lavados. (usavam sandálias e caminhavam no deserto).
Maria, ao ver o mestre, assenta-se aos seus pés, para ouvir-lhe os ensinamentos enquanto que Marta estava ocupada com muitos serviços. Afinal cozinhar para este batalhão não seria tarefa fácil.
Marta se irrita, em ver que estava fazendo tudo sozinha e chega ao ponto de dar uma ordem para Jesus: “Não te importas que eu faça tudo sozinha, ordena-lhe pois que venha ajudar-me”.
Jesus responde: Marta, Marta, estás aflita (ansiosa) com muitas coisas, mas uma só é necessária. Maria escolheu a boa parte a qual não lhe será tirada. “o banquete espiritual”. 

3ª. Lição para sermos mulheres virtuosas: Estar aos pés de Jesus (orar mais, ler mais a Palavra de Deus, ter mais comunhão com Ele. Somos muito mais Marta. Vivemos na maior correria, aflitas, ansiosas, ocupadas com muitas coisas (trabalho de casa, trabalho fora de casa, o estudo, o marido, os filhos, o ministério. Não são poucas as pessoas que se envolvem com a obra sem se envolver com Jesus.
Mas hoje, todas nós, que estamos aqui, escolhemos a boa parte, a qual não nos será tirada. Estamos aqui unidas, orando, adorando a Deus, aprendendo com a sua Palavra. O ensino vale pra toda nossa vida, para nosso crescimento espiritual, para vivermos dias melhores.
Com Marta aprendemos que precisamos ser cuidadosas com nossa casa, mantendo as coisas em ordem, fazer tudo com amor.

Nosso quarto e último exemplo de mulher virtuosa encontra-se em l Sm. 25-33-34.
Abgail era esposa de um homem ignorante (qualquer semelhança é mera coincidência), grosseiro, dominador e pior, maligno em seus intentos. Parecem características de quem? Imaginem a convivência com um tipo desses (tem que viver como Maria, aos pés de Jesus, clamando). Esse homem em certa ocasião foi ajudado por Davi, e agora, Davi estava no campo precisando de alimentos e ele nega. Davi, irado pelo comportamento absurdo de Nabal, resolve matar todos os de sua casa. Abgail com determinação, prudência e sabedoria aplacou a ira de Davi indo a seu encontro com toda sorte de alimentos.
Uma atitude certa, na hora certa, de forma certa, resulta em vitória. Abgail é conhecida como mulher destemida, valente, de bom senso. 

4ª. Lição: Precisamos ser mulheres pacificadoras pra que não sobrevenham lutas dentro dos nossos lares. Intermediar discórdias, sempre que depender de nós, promover a paz entre todos.
As quatro qualidades  de uma mulher virtuosa no século 21:
1.    Que a palavra de Deus se cumpra em nós;
2.    Obedecer (fazer tudo o que Ele nos mandar)
3.    Estar aos pés de Jesus ouvindo-lhe os ensinamentos;
4.    Ser pacificadora – promotora da paz.
Que Deus nos ajude a cada dia cultivar essas qualidades e como mulheres sábias, virtuosas, esposas, mães e servas do Senhor, praticar onde quer que estivermos.

Pra. Marcia Germano
Igreja do Nazareno de Indaiatuba


sábado, 14 de abril de 2012

Quando ser o melhor não basta!


Palavra ministrada pelo Pr. Sandro - Igreja do Nazareno Osasco em 25/03/2012.
Lucas 5:1-11


O texto bíblico narra como Jesus chamou Pedro, Tiago e João para tornarem seus discípulos. Antes de ingressarem nessa jornada, o texto relata que eles passaram a noite toda no Mar da Galileia e não pegaram nada. Era comum os pescadores profissionais saírem para pescar ao cair da tarde, por volta das 18:00h e só regressarem pela manhã bem cedo, por volta das 6:00h da manhã. Então, provavelmente ficaram no Mar por aproximadamente 12 horas. Mas, naquele dia a pescaria foi frustrada. Imagine o esforço deles durante a noite. Lançar as redes ao mar, tirar a sujeira, voltar a lançar as redes e nada.  Remar para outro lugar e repetir o mesmo ritual e...nada. Quanto mais repetiam esses gestos às redes iam se tornando mais pesadas e  os músculos iam ficando mais fatigados.  Provavelmente tinham um bom material de pesca, já que esta era sua profissão, conheciam o mar, tinha um barco apropriado, contudo, estavam voltando a praia de mãos vazias. Esse incidente nos revela que até os melhores falham.

Há momentos na vida que você dá o melhor de si e, ainda assim não atinge seus objetivos. Você pode ser uma pessoa dedicada ao seu cônjuge, sempre procurando o bem estar do outro e estar constantemente investindo nessa relação, até que, o outro (a) confessa não estar feliz e deseja terminar o relacionamento. Pode ser que você tenha investido o melhor dos seus recursos, da sua atenção, do seu tempo na educação de seus filho (a) e, de repente, ele passa a tomar decisões por conta própria que irão prejudicá-lo de alguma forma. Você tenta ajudá-lo, mas ele insiste em não querer lhe ouvir. Talvez você é ou tenha sido um funcionário dedicado, disciplinado com os horários e dedicado em suas tarefas, mas a promoção não veio pra você e sim, para outra pessoa que usou de meios escusos para obtê-la. Enfim, nem sempre ser o melhor é suficiente.

Naquele dia,  Pedro  e seus companheiros ainda precisavam lidar com a frustração de encontrar com as pessoas na praia que vinham logo cedo comprar o fruto de seu trabalho. Frustração! Essa palavra tem paralisado muitos sonhos e projetos de vida. Quantos não desistiram e abandonaram aquilo que outrora lhes era mais precioso?
A parte interessante deste texto é a comparação entre as duas pescarias. Os discípulos trabalharam a noite toda e não pegaram nada. Porém, em dez minutos fizeram a maior pesca de suas vidas. Era o mesmo lago, as meses redes, e os mesmos pescadores. Então, o que fez a diferença? A presença de Cristo fez toda a diferença!
Apesar de relutar um pouco, Pedro agiu segundo a Palavra de Jesus (vs. 5). O que Jesus pediu a ele era que pudesse ver o invisível. Ele precisava fazer uma escolha: Viver pela fé ou viver pelos fatos. Quando as coisas não vão bem, somos tentados a viver por aquilo que vemos. Hoje você também pode fazer uma escolha. Aceitar aquilo que te provoca frustração (um diagnóstico médico, uma crise familiar, um problema grave nos seu trabalho ou com suas finanças) ou vencer a procrastinação e tentar mais uma vez. Mas dessa vez, não tente sozinho. Peça pra Jesus tomar o leme do barco da sua vida e deixe ele guiá-lo.

quinta-feira, 12 de abril de 2012

LEILÃO DE UMA ALMA

O Ministério de Teatro Kadosh (sob a liderança e direção do Rodrigo Dias)  apresentou a peça no domingo de Páscoa. A encenação iniciou com o Leiloeiro (o diabo)  oferecendo uma alma a quem desejasse comprá-la.   Dentre os convidados do leilão estão as drogas, o álcool, a dúvida, a prostituição, a depressão e a morte. Todos querem arrematar a alma, mas quando o leiloeiro está prestes a bater o martelo vendendo a alma à morte, eis que surge o único que venceu a morte: Jesus. Ele pagou o mais alto preço pela sua vida a fim de que "não pereça, mas tenha a vida eterna".


Elenco:
Jesus Cristo (Rodrigo Dias)
Leiloeiro (Thiago Barreto)
Alma: (Caroline Caruso)
Bebida: (Lucas Silveira)
Drogas: (Matheus Côndello)
Depressão: (Andrea Louise)
Prostituição: (Edileuza Melo)
Dúvida: (Elisângela Barreto)
Morte: (Irwing Caruso)
Soldados: (Daniel, Gustavo, Kamilly)



 

TEMPO DE GUERRA, PREPARE-SE!


 Proclamai isto entre os gentios; preparai a guerra, suscitai os fortes; cheguem-se, subam todos os homens de guerra. Forjai espadas das vossas enxadas, e lanças das vossas foices; diga o fraco: Eu sou forte.” Joel 3:9-10   


Esse texto vem nos mostrar um profeta do Senhor, nosso Deus, que andou pela Terra a proclamar a verdade da palavra. Joel foi usado pelo Senhor para trazer ao povo uma mensagem de arrependimento, mas principalmente para proclamar a cura e o conserto, as promessas e as bênçãos que são a recompensa.
Há muitas áreas para consertarmos em nossas vidas antes que a bênção chegue.

Para o povo ser abençoado e convocado pela guerra, primeiro eles passaram por um momento de tamanha desolação. O profeta fala no capítulo 1 de uma praga de gafanhotos que sobreveio sobre o povo de Israel.
A nuvem de gafanhotos veio e comeu toda a plantação. E a palavra nos declara que eram vários tipos deles o que um deixava, o outro devorava. LAGARTA, GAFANHOTO, LOCUSTA E PULGÃO.

·         CORTADOR- LAGARTA- MORA NA LAVOURA;
·         LOCUSTA – MIGRADOR – VOA EM BANDOS;
·         GAFANHOTO- DEVORADOR – COME O QUE RESTAR;

Se eles vierem juntos à nossa lavoura, não sobra nada. A palavra nos afirma que até mesmo as cascas das árvores estão sendo comidas. A praga vem pelo julgamento de Deus. Onde não há obediência, Deus permite que tais coisas aconteçam. Em várias passagens bíblicas o povo clama dizendo: este mal que sobreveio a nós. O mal sobrevém a quem não faz a vontade de Deus.

·         CORTADOR –LAGARTA MORA NA LAVOURA –
 A palavra nos declara que a Seara é imensa, mas são poucos os ceifeiros.
Se tem lagarta na lavoura do Senhor, onde estão os ceifeiros para retirá-la?
Tem lagarta comendo toda a sua plantação. Se a plantação está abandonada, este inseto vai devorá-la: tem lagarta comendo no pé o que Deus te deu.
A culpa é nossa mesmo, porque Deus confia nas nossas mãos o cuidado, o zelo com a obra e somos nós que fazemos corpo mole.
A função da lagarta é cortar as folhas, para que os frutos não brotem. Há demônios que fazem essa função, mas há também ações, sentimentos que nós nutrimos que se tornam lagartas em nossas vidas.
Nossas folhas vão sendo cortadas pelo desânimo: não vou fazer não, não adianta.
Nossas folhas vão sendo cortadas pela preguiça: isso não é para mim, tenho coisas melhores a realizar.
E o casamento é cortado. O ministério fica todo retalhado. As amizades são cortadas. A comunhão é cortada! Até que a vida da igreja é cortada diante de nós. Até a vida tornar-se improdutiva.
O Senhor Deus nos avisa: tem lagarta na lavoura! Cuidado! Lança fora.
A lagarta são pequenas situações atitudes que te colocam fora da presença de Deus:
uma palavra que você diz ao seu esposo. Uma conversa destilada na hora errada, com pessoas erradas. A lagarta é o que você não faz pela obra/ lavoura. Com Deus não tem meio termo.
não existe esse negócio de vou cuidar do que é meu. Devemos cuidar,  zelar daquilo que Deus nos deu, das coisas do Senhor.
Buscai primeiro : a minha casa? o meu trabalho? o meu namoro? o meu casamento?
Não! buscai primeiro o Reino de Deus e as demais coisas serão acrescentadas.

Pastores que perdem o prazer de pregar a palavra, levitas que já não se alegram em louvar a Deus com a igreja, obreiros que já não vão mais a igreja nos dias de cultos, pais que não amam mais seus filhos e vice-versa. Igrejas inteiras que perdem a beleza da comunhão com o Espírito Santo, e acabam por se tornarem uma geladeira.

·         LOCUSTA- MIGRADOR –ANDA EM BANDOS
São as nuvens de gafanhotos que vêm comer as plantações.
Quando chegam e não há mais folhas, então comem as pontas dos galhos.
Isto quer dizer que impedem qualquer tipo de crescimento. Veja: não há mais folhas, porque as lagartas/ cortadoras já devoraram. Então os galhos que podem brotar algo também são eliminados. Cortam os galhos para que se torne estéril isto quer dizer que comem o crescimento de uma vida.
Você começa a vir a igreja e por motivos dos mais variados você para no caminho. Chega dizer coisas do tipo: não faço mais jejum,para quê? Estou tão cansado para participar da oração. Vem alguém e faz algo que o incomoda e já é mais um motivo para que sua caminhada fique travada.
Tire essa  nuvem de gafanhotos de cima da sua plantação ou não vai sobrar nada.
Os gafanhotos andam em bandos. Isso quer dizer que o diabo usa muitas situações para tirá-lo do alvo. Fique atento!
A fúria vem no trabalho , na escola, faculdade, no lar, com os mais próximos, mais chegados e você não está entendendo o que está acontecendo? Afaste essa nuvem de gafanhotos de perto de você.

·         GAFANHOTO- DEVORADOR – COME O QUE RESTAR; DESTRUIDOR
A vida foi cortada/ comida os tocos agora só falta a destruição.
Qual estágio sua situação está? Não há mais nada, mas ele ainda vem comer as cascas. Agora o que sobrou foram as cascas (v 7), o pulgão começa a comer.
Saiba que Satanás não tem pressa, pois ele tem muito tempo para
destruir uma vida. Não pense que ele desiste na primeira. As estratégias são muitas. Quando o homem acha que não dá para piorar. Ele vem e destrói o que restou.

Podemos louvar e engrandecer ao nosso Deus porque Ele opera na obediência.

Quando nos colocamos na posição de abençoados, as coisas começam a ter sentido.
Começam a acontecer.

Jó 14:7-9 “Porque há esperança para a árvore que, se for cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus renovos. Se envelhecer na terra a sua raiz, e o seu tronco morrer no pó,

Ao cheiro das águas brotará, e dará ramos como uma planta.” 



Ele te chamou para a guerra, mas é necessário estar preparado!

Prª.: Neli Côndello


domingo, 1 de abril de 2012

CULTO DE PÁSCOA

Domingo dia 08/04 às 18h30min é Santa Ceia na Igreja do Nazareno Lugar Forte e também Páscoa.
Traga 1 kg de alimento e venha celebrar a ressurreição do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
Convide seus amigos, familiares, vizinhos... 
Ministração da Palavra: Pastor Joel Medina.