IGREJA DO NAZARENO - Lugar Forte

Pastor Titular: Alexandre Liando

quinta-feira, 12 de abril de 2012

TEMPO DE GUERRA, PREPARE-SE!


 Proclamai isto entre os gentios; preparai a guerra, suscitai os fortes; cheguem-se, subam todos os homens de guerra. Forjai espadas das vossas enxadas, e lanças das vossas foices; diga o fraco: Eu sou forte.” Joel 3:9-10   


Esse texto vem nos mostrar um profeta do Senhor, nosso Deus, que andou pela Terra a proclamar a verdade da palavra. Joel foi usado pelo Senhor para trazer ao povo uma mensagem de arrependimento, mas principalmente para proclamar a cura e o conserto, as promessas e as bênçãos que são a recompensa.
Há muitas áreas para consertarmos em nossas vidas antes que a bênção chegue.

Para o povo ser abençoado e convocado pela guerra, primeiro eles passaram por um momento de tamanha desolação. O profeta fala no capítulo 1 de uma praga de gafanhotos que sobreveio sobre o povo de Israel.
A nuvem de gafanhotos veio e comeu toda a plantação. E a palavra nos declara que eram vários tipos deles o que um deixava, o outro devorava. LAGARTA, GAFANHOTO, LOCUSTA E PULGÃO.

·         CORTADOR- LAGARTA- MORA NA LAVOURA;
·         LOCUSTA – MIGRADOR – VOA EM BANDOS;
·         GAFANHOTO- DEVORADOR – COME O QUE RESTAR;

Se eles vierem juntos à nossa lavoura, não sobra nada. A palavra nos afirma que até mesmo as cascas das árvores estão sendo comidas. A praga vem pelo julgamento de Deus. Onde não há obediência, Deus permite que tais coisas aconteçam. Em várias passagens bíblicas o povo clama dizendo: este mal que sobreveio a nós. O mal sobrevém a quem não faz a vontade de Deus.

·         CORTADOR –LAGARTA MORA NA LAVOURA –
 A palavra nos declara que a Seara é imensa, mas são poucos os ceifeiros.
Se tem lagarta na lavoura do Senhor, onde estão os ceifeiros para retirá-la?
Tem lagarta comendo toda a sua plantação. Se a plantação está abandonada, este inseto vai devorá-la: tem lagarta comendo no pé o que Deus te deu.
A culpa é nossa mesmo, porque Deus confia nas nossas mãos o cuidado, o zelo com a obra e somos nós que fazemos corpo mole.
A função da lagarta é cortar as folhas, para que os frutos não brotem. Há demônios que fazem essa função, mas há também ações, sentimentos que nós nutrimos que se tornam lagartas em nossas vidas.
Nossas folhas vão sendo cortadas pelo desânimo: não vou fazer não, não adianta.
Nossas folhas vão sendo cortadas pela preguiça: isso não é para mim, tenho coisas melhores a realizar.
E o casamento é cortado. O ministério fica todo retalhado. As amizades são cortadas. A comunhão é cortada! Até que a vida da igreja é cortada diante de nós. Até a vida tornar-se improdutiva.
O Senhor Deus nos avisa: tem lagarta na lavoura! Cuidado! Lança fora.
A lagarta são pequenas situações atitudes que te colocam fora da presença de Deus:
uma palavra que você diz ao seu esposo. Uma conversa destilada na hora errada, com pessoas erradas. A lagarta é o que você não faz pela obra/ lavoura. Com Deus não tem meio termo.
não existe esse negócio de vou cuidar do que é meu. Devemos cuidar,  zelar daquilo que Deus nos deu, das coisas do Senhor.
Buscai primeiro : a minha casa? o meu trabalho? o meu namoro? o meu casamento?
Não! buscai primeiro o Reino de Deus e as demais coisas serão acrescentadas.

Pastores que perdem o prazer de pregar a palavra, levitas que já não se alegram em louvar a Deus com a igreja, obreiros que já não vão mais a igreja nos dias de cultos, pais que não amam mais seus filhos e vice-versa. Igrejas inteiras que perdem a beleza da comunhão com o Espírito Santo, e acabam por se tornarem uma geladeira.

·         LOCUSTA- MIGRADOR –ANDA EM BANDOS
São as nuvens de gafanhotos que vêm comer as plantações.
Quando chegam e não há mais folhas, então comem as pontas dos galhos.
Isto quer dizer que impedem qualquer tipo de crescimento. Veja: não há mais folhas, porque as lagartas/ cortadoras já devoraram. Então os galhos que podem brotar algo também são eliminados. Cortam os galhos para que se torne estéril isto quer dizer que comem o crescimento de uma vida.
Você começa a vir a igreja e por motivos dos mais variados você para no caminho. Chega dizer coisas do tipo: não faço mais jejum,para quê? Estou tão cansado para participar da oração. Vem alguém e faz algo que o incomoda e já é mais um motivo para que sua caminhada fique travada.
Tire essa  nuvem de gafanhotos de cima da sua plantação ou não vai sobrar nada.
Os gafanhotos andam em bandos. Isso quer dizer que o diabo usa muitas situações para tirá-lo do alvo. Fique atento!
A fúria vem no trabalho , na escola, faculdade, no lar, com os mais próximos, mais chegados e você não está entendendo o que está acontecendo? Afaste essa nuvem de gafanhotos de perto de você.

·         GAFANHOTO- DEVORADOR – COME O QUE RESTAR; DESTRUIDOR
A vida foi cortada/ comida os tocos agora só falta a destruição.
Qual estágio sua situação está? Não há mais nada, mas ele ainda vem comer as cascas. Agora o que sobrou foram as cascas (v 7), o pulgão começa a comer.
Saiba que Satanás não tem pressa, pois ele tem muito tempo para
destruir uma vida. Não pense que ele desiste na primeira. As estratégias são muitas. Quando o homem acha que não dá para piorar. Ele vem e destrói o que restou.

Podemos louvar e engrandecer ao nosso Deus porque Ele opera na obediência.

Quando nos colocamos na posição de abençoados, as coisas começam a ter sentido.
Começam a acontecer.

Jó 14:7-9 “Porque há esperança para a árvore que, se for cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus renovos. Se envelhecer na terra a sua raiz, e o seu tronco morrer no pó,

Ao cheiro das águas brotará, e dará ramos como uma planta.” 



Ele te chamou para a guerra, mas é necessário estar preparado!

Prª.: Neli Côndello


0 comentários:

Postar um comentário