IGREJA DO NAZARENO - Lugar Forte

Pastor Titular: Alexandre Liando

sábado, 28 de abril de 2012

1º CULTO DE MULHERES
























TEMA:  “MULHER VIRTUOSA QUEM ACHARÁ? O SEU VALOR MUITO EXCEDE O DE FINAS JÓIAS” PV. 31:10  

A mulher virtuosa de Pv. 31 tem as seguintes características: é confiável, faz o bem, faz trabalhos manuais, cuida de sua casa, passa tarefas às suas servas, conhece bem o seu marido, abre a boca com sabedoria, a beneficência está na sua língua, olha pelo governo da casa e não come o pão da preguiça, é louvada pelo marido e pelos filhos, é temente a Deus.
Estas são qualidades que precisamos buscar a cada dia.
A pergunta é: Como ser uma mulher virtuosa no século 21? 

Vamos aprender com algumas mulheres da Bíblia.
A primeira mulher que vai nos servir como exemplo é Maria – a mãe de Jesus.  Em  Lucas 1:26, nos conta que o anjo Gabriel visita uma jovem virgem de Nazaré da Galiléia, chamada Maria e lhe diz:  “Salve agraciada, o Senhor é contigo, bendita és tu entre as mulheres, eis que de seu ventre conceberás e darás a luz a um filho e o chamarás de Jesus”.  E Maria responde: Eis aqui a serva do Senhor: cumpra-se em mim, conforme a tua palavra.
1ª. Lição: Para sermos mulheres virtuosas precisamos permitir que a Palavra de Deus se cumpra em nós. Maria foi escolhida por Deus para trazer ao mundo o Filho de Deus. Para aquela missão Maria foi escolhida, mas Deus tem uma missão para cada uma de nós.
Para isso precisamos permitir que a Palavra de Deus se cumpra em nós. Abrir o nosso coração, ouvir a voz do Senhor.  Quantas vezes vivemos no passado: (o dia de ontem com acertos e erros), falta de perdão, raiz de amargura; as vezes vivemos no futuro  e deixamos de viver o dia de hoje: PRESENTE.  Não tem como a palavra de Deus se cumprir em nós se estivermos viajando pro passado ou para o futuro. 

Outro exemplo de Maria está em João, capítulo 2. Conta-se a história das bodas de cana da galiléia. Diz a palavra que Jesus e seus discípulos foram convidados para este casamento.  Na cultura judaica, os casamentos duravam no mínimo 7 dias. Mas no auge da festa acabou o vinho (uma vergonha para os noivos e seus pais), então, Maria vai falar com Jesus sobre o problema.
E Ele diz: “mulher que tenho eu contigo, ainda não chegou minha hora”, mas Maria olha para os servos e diz: “Fazei tudo o que Ele vos mandar”. Jesus manda que encham as talhas de água e essa água é transformada no melhor vinho servido naquela festa.
Esta é nossa 2ª. Lição em busca de sermos mulheres virtuosas. Fazer tudo o que o Senhor nos mandar, ou seja, como servas do Senhor devemos obedecer. Aqueles servos não entenderam na hora o porque deveriam encher aquelas 6 talhas com cerca de 120lt cada= 720lt de água, mas eram servos e cumpriram seu papel, obedeceram. Depois entenderam. 

Nosso terceiro exemplo de mulher virtuosa encontra-se em Lc. 10:38-42 e também se chama Maria. Ela morava em Betânia e era irmã de Marta e lázaro. Esses três irmãos amavam a Jesus e eram considerados seus amigos, tanto que todas as vezes que Jesus ia a Betânia, hospedava-se na casa deles.
Certo dia ele chega nesta casa, levando consigo seus doze discípulos. Na cultura judaica, quando chegava uma visita, o anfitrião deveria providenciar para que seus pés fossem lavados. (usavam sandálias e caminhavam no deserto).
Maria, ao ver o mestre, assenta-se aos seus pés, para ouvir-lhe os ensinamentos enquanto que Marta estava ocupada com muitos serviços. Afinal cozinhar para este batalhão não seria tarefa fácil.
Marta se irrita, em ver que estava fazendo tudo sozinha e chega ao ponto de dar uma ordem para Jesus: “Não te importas que eu faça tudo sozinha, ordena-lhe pois que venha ajudar-me”.
Jesus responde: Marta, Marta, estás aflita (ansiosa) com muitas coisas, mas uma só é necessária. Maria escolheu a boa parte a qual não lhe será tirada. “o banquete espiritual”. 

3ª. Lição para sermos mulheres virtuosas: Estar aos pés de Jesus (orar mais, ler mais a Palavra de Deus, ter mais comunhão com Ele. Somos muito mais Marta. Vivemos na maior correria, aflitas, ansiosas, ocupadas com muitas coisas (trabalho de casa, trabalho fora de casa, o estudo, o marido, os filhos, o ministério. Não são poucas as pessoas que se envolvem com a obra sem se envolver com Jesus.
Mas hoje, todas nós, que estamos aqui, escolhemos a boa parte, a qual não nos será tirada. Estamos aqui unidas, orando, adorando a Deus, aprendendo com a sua Palavra. O ensino vale pra toda nossa vida, para nosso crescimento espiritual, para vivermos dias melhores.
Com Marta aprendemos que precisamos ser cuidadosas com nossa casa, mantendo as coisas em ordem, fazer tudo com amor.

Nosso quarto e último exemplo de mulher virtuosa encontra-se em l Sm. 25-33-34.
Abgail era esposa de um homem ignorante (qualquer semelhança é mera coincidência), grosseiro, dominador e pior, maligno em seus intentos. Parecem características de quem? Imaginem a convivência com um tipo desses (tem que viver como Maria, aos pés de Jesus, clamando). Esse homem em certa ocasião foi ajudado por Davi, e agora, Davi estava no campo precisando de alimentos e ele nega. Davi, irado pelo comportamento absurdo de Nabal, resolve matar todos os de sua casa. Abgail com determinação, prudência e sabedoria aplacou a ira de Davi indo a seu encontro com toda sorte de alimentos.
Uma atitude certa, na hora certa, de forma certa, resulta em vitória. Abgail é conhecida como mulher destemida, valente, de bom senso. 

4ª. Lição: Precisamos ser mulheres pacificadoras pra que não sobrevenham lutas dentro dos nossos lares. Intermediar discórdias, sempre que depender de nós, promover a paz entre todos.
As quatro qualidades  de uma mulher virtuosa no século 21:
1.    Que a palavra de Deus se cumpra em nós;
2.    Obedecer (fazer tudo o que Ele nos mandar)
3.    Estar aos pés de Jesus ouvindo-lhe os ensinamentos;
4.    Ser pacificadora – promotora da paz.
Que Deus nos ajude a cada dia cultivar essas qualidades e como mulheres sábias, virtuosas, esposas, mães e servas do Senhor, praticar onde quer que estivermos.

Pra. Marcia Germano
Igreja do Nazareno de Indaiatuba


0 comentários:

Postar um comentário