IGREJA DO NAZARENO - Lugar Forte

Pastor Titular: Alexandre Liando

terça-feira, 31 de maio de 2011

Diga não ao "SIMONISMO"

Palavra ministrada no culto de domingo 29/05 pelo Pr. Alexandre Liando  
(Atos 8:9-11)  
v.9 “Ora, havia um certo homem, chamado Simão, que ali praticava a mágica, iludindo o povo de Samaria, insinuando ser ele uma grande personagem;
v.10 ao qual todos davam ouvidos, do menor ao maior, dizendo: Este homem é o poder de Deus, chamado o Grande Poder.
v.11 Aderiam a ele porque havia muito os iludira com mágicas.”


Os apóstolos e os discípulos de Jesus foram orientados por Ele a permanecerem em Jerusalém até que fossem revestidos de poder (Lucas 24: 45-49).

Entretanto, ficaram concentrados em Jerusalém dando início à obra do Senhor  até que o ocorreu a morte do diácono Estêvão por apedrejamento (Atos 7: 54-60) gerando consequentemente a dispersão, onde alguns foram para a Judeia, outros permaneceram em Jerusalém e Filipe foi designado para realizar a obra em Samaria.

Samaria foi palco da rebelião quando houve a divisão do reino de Israel, foi o local onde cultuaram a Baal, foi cercada por duas vezes durante o ministério do profeta Eliseu, enfim, com toda a diversidade de deuses estranhos, práticas de feitiçaria, o povo habitante em Samaria não tinha uma identidade com Deus e vivia angustiado.

Filipe, tendo recebido o poder do Espírito (Atos 2), ministrava o povo e muitos que eram possessos de demônios eram libertos, os coxos e paralíticos eram curados, havia a realização de sinais e maravilhas porque o servo de Deus realizava sua pregação evangelística abordando os seguintes pontos:

1) histórias de Jesus e Seus ensinos (narrativas orais da vida de Jesus);

2) a afirmação de que a desobediência e intento invejoso e homicida das autoridades jadaicas, acabou por cumprir as profecias acerca do Messias; e

3) que ao morrer e ressuscitar, Jesus vencera a morte, oferecendo vida eterna a quem cresse sendo que o principal dessa fé era o amor ao próximo.   

A presença de Deus na vida de Filipe trouxe alegria à cidade de Samaria  (Atos 8:8) e Simão, o mágico, um homem respeitado por todos (ricos e pobres), era conhecido  como um “espírito de Deus” chamado de “Grande Poder”.  Tinha prestígio, recebia muito dinheiro para realizar seus trabalhos e iludia o povo com feitiçaria (artes mágicas).  Vendo Simão a alegria do povo também  maravilhou-se com o realizado por Filipe, de modo que ouviu a palavra, creu e batizou-se. 

Marcos 16:16 diz que: “quem crer e for batizado será salvo; ...”.  Nessa linha de raciocínio, poderíamos dizer que Simão havia obtido  a salvação, mas o detalhe é que ele acreditou em Filipe e não em Deus que estava realizando os milagres por meio do Espírito Santo.  Assim, para alcançarmos a Salvação é necessário crer em Deus e não no homem! 

Tendo presenciado a realização de cura, libertação, operação de sinais e maravilhas e o batismo de muitas pessoas samaritanas, Simão ficou ainda mais impressionado com a chegada dos apóstolos Pedro e João que impuseram as mãos sobre as pessoas e estas receberam o poder e os dons do Espírito Santo. 

Simão, já estava atônito com a realização dos milagres e quando viu que os apóstolos impunham as mãos e as pessoas eram cheias do Espírito Santo, ofereceu dinheiro com o propósito de também impor as mãos e não perder seu título de “o Grande Poder”.

Imediatamente, o apóstolo Pedro repreendeu-o dizendo: “O teu dinheiro seja contigo para perdição, pois julgaste adquirir, por meio dele, o dom de Deus” (Atos 8:20). Em outras palavras, pegue seu dinheiro e vá direto para o inferno!

Observando a atitude de Simão, retratamos a seguir, a atual situação da Igreja que envergonha o nome do Senhor:

a) Líderes de congregação que disputam ovelhas para o aprisco particular, mesmo que seja necessário mentir, encenar e enganar para ganhar a DISPUTA pela QUANTIDADE  visando o próprio enriquecimento;

b) Profecias para agradar empresários e receber bens ou dinheiro em troca, chegando ao absurdo de pesquisar a vida da pessoa para profetizar falsamente e sem qualquer temor;

c) Se autointitulam cheios do poder, homem especiais de Deus com conhecimento privilegiado (diante do povo se expressa: - sim Deus; - sim Espírito Santo; - pode deixar que eu falo...), ...diz ser ungido do Senhor e ai daquele que mexer com ele... etc

Pois bem, retornando ao texto bíblico, Pedro se dirige a Simão e diz: “...vejo que estás em fel de amargura e laço de iniquidade” (Atos 8:23), ou seja, Simão estava sentindo complexo de inferioridade (síndrome de Lúcifer)  e em estado mental reprovável o que atestaria certamente não ter parte naquele ministério.

Para concluir, irmãos Nazarenos,  o SIMONISMO (vem de Simão), NÃO TEM PARTE CONOSCO PORQUE NÃO NEGOCIAMOS A UNÇÃO NEM OS DONS CONCEDIDOS POR DEUS E TAMBÉM NÃO ACEITAMOS PROPOSTAS INDECENTES QUE FEREM A SANTIDADE DO SENHOR.  SOMOS CRISTÃOS VERDADEIROS! 


Deus abençoe e um abraço do Pr. Alexandre   

1 comentários:

Deus nos chamou para vivermos um Evangelho verdadeiro.
 

Postar um comentário