IGREJA DO NAZARENO - Lugar Forte

Pastor Titular: Alexandre Liando

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Quando as coisas fogem do nosso controle, elas ainda estão no controle de Deus.



2Sm 21.1-14 – Israel estava passando por um período de três anos consecutivos de fome; então o rei Davi consultou ao Senhor que lhe respondeu que havia culpa de sangue sobre Israel. Tempos antes, o então rei de Israel, Saul, tentou exterminar os gibeonitas e, por causa dessa atitude o mal sobreveio sobre a nação. Davi buscou reparar o erro que Saul cometera e buscou um conserto com os gibeonitas. Ele propôs que pedissem o preço a ser pago como “indenização” pelos males que haviam sofrido. Os gibeonitas lhes disseram que não era por valores materiais que o dano seria reparado, mas por valores espirituais, conforme a que Deus lhes havia dado e pediram ao rei que lhes entregassem os sete homens da casa de Saul para serem enforcados. Davi aceitou a proposta e lhes entregou a Armoni e a Mefibosete, filhos de Rispa, uma das concubinas de Saul, além dos cinco filhos de Merabe, netos de Saul, a quem os gibeonitas enforcaram no monte. Indignada com aquela situação, Rispa toma um pano de saco, estende-o sobre uma rocha, e desde o princípio da ceifa, até a chegada da chuva temporã, permanece diante dos cadáveres de seus filhos e sobrinhos, dia e noite, impedindo que as aves de rapina e os animais do campo toquem nos corpos dos seus entes queridos. O caso chega até aos ouvidos do rei Davi, que maravilhado com a atitude de Rispa, ordena que recolham os ossos de Saul, do seu filho Jônatas; ajuntando também os ossos dos enforcados e que os enterrem na sepultura de Quis, pai de Saul. Depois disso a fome cessou e Deus se tornou favorável para com Israel.                


Sempre que violamos alguma lei sofremos as consequências das nossas ações; o texto nos fala que Israel passava por um período de três anos de fome devido ao pecado cometido pelo rei Saul quando tentou exterminar aos gibeonitas. A Bíblia diz categoricamente que o homem se queixa dos seus próprios pecados, não podemos nos enganar, sempre que pecamos iremos ter que arcar com as responsabilidades das nossas atitudes.

Você pode estar perguntando: Então sempre que estou passando por lutas é sinal de que estou sendo punido pelo meu pecado?

Em primeiro lugar: O fato é que nem sempre que estamos passando por tribulações significa que seja o preço de algum erro que cometemos, a teologia tradicional, cheia de misticismo busca resposta espirituais para tudo, o que é um ERRO; A Bíblia afirma categoricamente que a maldição sem causa não se cumpre (Provérbios 26.2).  Temos que tomar cuidado em buscar as respostas nos “profetas”, pois podemos receber uma resposta que não procede de Deus. Saiba que se você tem levado uma vida em santidade, praga nenhuma poderá te abater, pois está escrito que contra Israel não há encantamento (Nm 23), se Deus te abençoou, nenhuma boca maldita do inferno pode te amaldiçoar. Faça como o rei Davi, diante do quadro de fome que o país estava vivendo, busque a resposta em Deus (v.1).

Em segundo lugar: É claro que também sofremos por erros cometidos, e naquela ocasião Israel estava pagando pelo erro que Saul havia cometido. Mas quando erramos o melhor a se fazer é buscar a restauração e reparar o nosso erro. Davi procurou àqueles a quem Israel havia ofendido e lhes propôs reparar o dano causado (v. 2-6). Faça conforme Jesus nos ensinou, busque acertar-se com o nosso adversário (Mateus 5.23-24); são os nossos pecados são que fazem separação entre nós e Deus.

Em terceiro lugar: Temos que honrar com os nossos compromissos, não podemos ser pessoas de duas palavras, ainda que venhamos sofrer perdas, Deus requer que cumpramos as nossas alianças. Nos tempos de Josué, Israel havia firmado um pacto com os gibeontas em nunca os maltratá-los (Josué 9) e com a quebra desse

Em quarto lugar: Valores espirituais se resolvem espiritualmente, não podemos pagá-los com presentes, com lisonjeiros, com mimos. Os gibeonitas disseram ao rei Davi que o preço não podia ser pago por prata ou ouro, que a restauração de Israel só poderia ser alcançada a através das leis espirituais. Portanto se você errou e ofendeu alguém busque se retratar.

Em quinto lugar: Quando todas as coisas estiverem obscuras, quando parecer que não tem mais jeito, se humilhe diante de Deus porque só Ele é capaz de restaurar a sua vida. Rispa não aceitou sair daquele lugar sem que pudesse sepultar seus filhos e sobrinhos dignamente, era ela única coisa que ela desejava DIGNIDADE. Ela tomou um pano de saco e o estendeu sobre a rocha, sinal de humilhação e, durante seis meses permanecem firme, diante dos cadáveres, não deixando que as aves de rapina e nem os animais do campo os tocassem. Tome a mesma atitude de Rispa, se humilhe diante de Deus, lute contra todas as circunstâncias contrárias e não deixe que o inimigo te leve o pouco que ainda lhe resta.

Em sexto lugar: Quando buscamos a Deus com sinceridade o achamos. Ele é um Pai amoroso e está sempre disposto em ouvir o nosso clamor. O rei Davi ficou sabendo da atitude que Rispa havia tomado, e aquela atitude surpreendeu ao rei, que deu ordem aos seus servos a respeito daquela mulher. Irmã (o) tenha uma certeza no seu coração de que Deus tem visto o seu choro, a sua dor, o seu lamento e assim como Davi, Ele irá responder as suas orações, “O REI FICOU SABENDO!”. Rispa recebeu muito mais do que aquilo que havia pedido, ele queria somente sepultar com dignidade os seus mortos, mas o rei concedeu muito mais do que ela desejava.

Em sétimo lugar: Quando reconhecemos os nossos pecados somos perdoados por Deus e quando resolvemos abrir mão do nosso orgulho e buscamos a quem ofendemos a fim de uma reparação, encontramos o favor de Deus. Pode até parecer duro, mas era o que estava previsto na lei de Moisés, aqueles homens tiveram que morrer para que o mal cessasse sobre Israel. Muitas vezes nas nossas vidas teremos que perder para ganhar, saiba disso! Disse Jesus: “Quem perder a sua vida por amor de mim, achá-la-á”. O texto nos diz que depois que todos os corpos foram sepultados com dignidade, Deus se tornou favorável para com a terra.

Em último lugar: Se você realmente desejar tomar uma atitude de humilhação, de reconhecimento do erro, de desejo em consertar os danos causados pelo seu erro, nada e nem ninguém poderá opor-se as ordenanças que Deus tem a seu respeito; pois assim nos diz o Senhor: “Operando Eu quem impedirá? (Isaías 43)”“Quem intentará acusação contra os eleitos de Deus, se é o Senhor quem os justifica? (Romanos 8)”. Saiba que você não é e não pode ser amaldiçoado, porque os pensamentos de Deus ao seu respeito são pensamentos de vida e não de morte; pensamentos de paz e não de guerra. Continue em frente você é um ABENÇOADO de Deus.

                                                              Esdras Condello de Souza
                                                          Pastor da Igreja O Brasil para Cristo                

2 comentários:

Hoje é 4ª feira, três dias depois de ouvir essa palavra e ela continua a vibrar na minha memória.
"Quero trazer à memória, aquilo que traz esperança..."
Que Deus prolongue a vida do seu servo Pr. Esdras Condello para levar adiante o Evangelho que salva, cura e liberta!
 
O Senhor cuida de nós!Contemplei seu amor e seu cuidado, nos lembrando :" tudo esta sob o meu controle", ainda que fugiu do seu...
 

Postar um comentário