O SENHOR LEVANTA DUAS COLUNAS SOBRE A SUA VIDA: JAQUIM E BOAZ.
I Reis 7:21
[Depois, levantou as colunas no pórtico do templo; tendo levantado a coluna direita, chamou-lhe Jaquim; e, tendo levantado a coluna esquerda, chamou-lhe Boaz.]
Davi tinha a pretensão de construir um templo ao Senhor e o principal objetivo era agradar a Deus, momento em que, o profeta Natã recomenda que Davi fizesse tudo que estivesse em seu coração porque o Senhor era com ele (v.3).
Naquela mesma noite, o Senhor visitou o profeta e determinou que ele retornasse ao rei e dissesse o seguinte:
5 Edificar-me-ás tu casa para minha habitação?
6 Porque em casa nenhuma habitei desde o dia em que fiz subir os filhos de Israel do Egito até ao dia de hoje, mas tenho andado em tenda, em tabernáculo.
7 Em todo lugar em que andei com todos os filhos de Israel, falei, acaso, alguma palavra com qualquer das suas tribos, a quem mandei apascentar o meu povo de Israel, dizendo: Por que não me edificais uma casa de cedro? [II Samuel 7: 5-7]
Examinando as Escrituras extraímos algumas lições que servem para o nosso dia a dia:
1ª) o Profeta Natã era pessoa próxima de Davi, porém, mesmo sendo a construção do templo algo aparentemente agradável a Deus, notamos que o coração do homem é enganoso , pois o profeta orientou a Davi a fazer o que estivesse em seu coração, porquanto o Senhor era com ele. Resultado: O profeta e o rei enganaram-se, embora a principal intenção era a de adorar a Deus.
2ª) Deus nos assiste em tudo e como o profeta era quem tinha liberado a palavra a Davi, naquela mesma noite o Senhor dirigiu-se a Natã para que este retornasse a Davi, e passasse as instruções contidas nos versículos 5-17, do capítulo 7 de II Samuel, ou seja, contrária àquela que permitira ao rei fazer o que estava em seu coração.
Dentre as orientações passadas por Deus ao profeta Natã, consta que a semente de Davi era quem edificaria a casa do Senhor, a saber: o Rei Salomão.
Para finalizar esta parte introdutória, o reinado de Davi foi marcado por guerras, conquistas de povos e terras.
Com a morte de Davi, Salomão assume o reinado [I Reis 1: 32-34] que é desenvolvimento econômico. Salomão faz aliança com Hirão, rei de Tiro e amigo de Davi. Para a construção das colunas de bronze do Templo, foi enviado Hirão, filho de uma viúva da tribo Naftali. O nome Hirão significa nobre e pertencia a tribo de Naftali que, por sua vez, significa luta.
Somos nobres quando realizamos a obra de Deus com amor, santidade e compromisso, e Hirão era especialista em arte com bronze.
As duas colunas de bronze possuíam 8,10m de altura (18 covados) e 5,40m de circunferência (12 côvados). Por cima delas havia dois capitéis de bronze. Os capitéis vem do latim capita que significa cabeça. Ou seja, cada coluna tinha uma “cabeça” (capitel) com 2,25m de altura.
Dentre os ornamentos que haviam nas colunas, destacam-se as romãs [v.18, I Reis 7]. As romãs simbolizam retidão e honradez. Nós, os escolhidos de Deus devemos agir com retidão e honradez.
Logo acima das romãs, isto é, no topo dos capitéis havia a obra dos lírios, simbolizam pureza, nobreza e majestade.
Importa salientar que as colunas eram feitas de bronze. O bronze simboliza o juízo ou julgamento de Deus.
Naquela época não existia luz elétrica e quando o sol batia nas colunas do templo, havia um maravilhoso brilho que poderia ser visto a quilômetros de distância. As pessoas percebiam e sabiam que aquelas colunas eram do templo do Senhor Todo Poderoso.
Portanto, não precisamos forçar o brilho em nossas vidas, querendo se destacar por esforço próprio ou para chamar a atenção de outras pessoas [obras mortas – Hebreus 6:1], pois se estivermos posicionados como colunas, o Sol da Justiça nos iluminará em todos os momentos de nossa vida espiritual, basta santificar-nos e cultivarmos a humildade, a fé e a perseverança.
Outro fator importante é que a coluna do lado direito se chamava JAQUIM que significa DEUS ESTABELECE e a do lado esquerdo BOAZ que quer dizer DEUS FORTALECE.
Finalmente, nós somos o Templo e morada do Espírito Santo [I Coríntios 3:16] e fomos constituídos porque Deus nos estabeleceu e fortaleceu, mas para que possamos permanecer firmes diante dele, nossas colunas deve conter retidão e honradez (romãs) e seguir os mandamentos do Lírio dos Vales que detém a pureza, a nobreza e majestade para todo o sempre!
Em Cristo,
Pr. Alexandre Liando
0 comentários:
Postar um comentário