IGREJA DO NAZARENO - Lugar Forte

Pastor Titular: Alexandre Liando

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

O PODER DE SER FILHO DE DEUS

"Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome"

O evangelho é a condição que temos por meio da graça de Jesus conhecermos a Deus. Conhecimento de Deus significa entendermos quem somos e quem Ele é.
O evangelho de Jesus Cristo é a descoberta da justiça de Deus aplicada em Cristo por nossa causa. Jesus no cumprimento dessa justiça levou sobre si, NOSSOS PECADOS, NOSSAS DORES, NOSSAS ANGUSTIAS,NOSSOS MEDOS, NOSSA DEFORMAÇÃO, NOSSA DECEPÇÃO.
Seguir a Jesus é um ato de fé, Fé que vence o mundo, Fé que se apropria da verdade, Fé que não teme o inimigo, Fé que se fundamenta na verdade revelada na palavra de Deus.
A palavra nos fala que neste mundo teríamos aflições, mas tendes bom ânimo!!!
CRISTO VENCEU O MUNDO!!!!
A condição de termos bom ânimo é saber que em Cristo:
POSSO VIVER TRIBULAÇÃO, MAS NÃO ENTRO EM CONDIÇÃO DE ANGUSTIA
POSSO FICAR PERPLEXO, MAS NÃO ENTRO EM CONDIÇAO DE DESÂNIMO
POSSO SER PERSEGUIDO, MAS NUNCA FICAREI DESAMPARADO
POSSO ESTAR ABATIDO, MAS NUNCA SEREI DESTRUIDO
“ POIS O ESPIRITO DE DEUS EM MIM TESTIFICA COM MEU ESPIRITO QUE SOU FILHO DE DEUS”

ALELUIA!!!!
O apostolo João quando escreveu seu evangelho aproximadamente no ano de 89 d.C., estava em batalha contra o sistema mundial então estabelecido e também estava guerreando contra o mundanismo que se encontrava no seio da igreja.
Homens mentirosos , arrogantes e interesseiros estavam tomando de assalto a igreja e o apostolo amado numa reação de salvaguarda da verdade do evangelho escreveu uma poderosa carta a igreja da época, demonstrando a essência do evangelho que é JESUS.

RECEBENDO A FILIAÇÃO DE DEUS

O texto de João 1:12 nos informa que o ser humano nasce somente como criatura de Deus, mas a filiação é uma condicionante:
PRIMEIRO É PRECISO CRER EM JESUS
SEGUNDO É PRECISO DESEJAR JESUS
O somatório dessa condição resulta numa ação poderosa de Deus.
Chamo atenção para as palavras:
PODER
SEREM FEITOS
FILHOS
Quando pensamos que somos filhos de Deus, logo dizemos que somos participantes de tudo o que Deus tem e olhamos para o aspecto de herança. Mas hoje quero falar do aspecto hereditário de sermos filhos de Deus.

SER FEITO
Sermos feitos filhos de Deus é uma ação da graça de Deus, é o resultado do grande amor que procede do pai em nosso favor.
PODER

A palavra poder possui uma expressão em grego que é EXOUSIA, que significa AUTORIDADE REGISTRADA, ou seja, quando nossos filhos nasceram uma de nossas providências foi efetuar o registro de nascimento junto ao cartório, este ato jurídico representa que estamos concedendo PODER para nosso filho usar nosso nome e se apropriar de tudo o que é nosso.
DEUS REGISTROU NO MUNDO ESPIRITUAL NOSSA FILIAÇÃO A ELE NO LIVRO DA VIDA.

FILHO

A palavra filho em grego é a expressão TEKNON, que significa NOME TRANSFERIDO PARA RELACIONAMENTO INTIMO COM LAÇOS DE AMOR,AMIZADE E CONFIANÇA.

Quem me conhece bem ao ver meu filho Matheus verá nele os mesmos aspectos físicos e de personalidade que tenho. Da mesma forma a condição que temos de sermos filhos de Deus ultrapassa uma condição de herança, mas o que recebemos de Deus nessa filiação é seu caráter. Este poder que recebemos esta na pessoa do Espírito Santo que habita em nós, portanto existem três aspectos que fica evidente se temos o DNA de Deus em nós.

1. ASPECTO EM RELAÇÃO AS PESSOAS
2. ASPECTO EM RELAÇÃO A DEUS
3. ASPECTO EM RELAÇÃO A NÓS

ASPECTO DE FILHO DE DEUS EM RELAÇÃO AS PESSOAS

Nesse caso o caráter de Deus é manifesto em nós com a operação do Espírito santo com:

AMOR
O mesmo amor que esta no coração de Deus que tudo compreende,tudo suporta, e corrige em amor e sabedoria.
ALEGRIA
Se manifesta quando vemos nossos irmãos crescendo na fé, nossos amigos se convertendo a Cristo.
PAZ
Resulta de nossa aliança com nossos irmãos ou quando liberamos perdão.
PACIÊNCIA
É a mesma misericórdia que Deus tem, ou seja, compaixão mesmo na provocação.
BENIGNIDADE
Ser amável, com temperamento suave.
BONDADE
È a retidão na conduta em relação ao outro

ASPECTO DE FILHO DE DEUS EM RELAÇÃO A DEUS


A expressão em grego é a palavra PISTIS que significa FIDELIDADE. O filho de Deus é fiel quando entende que nada nos separa desse amor, essa fé é refletida em nosso caráter.

ASPECTO DE FILHO DE DEUS EM SUA RELAÇÃO CONSIGO MESMO

DOMINIO PROPRIO

É o total domínio de sua alma através das praticas espirituais como:
ADORAÇÃO
ORAÇÃO
MEDITANDO NA PALAVRA DE DEUS

CONCLUSÃO

No livro de colossenses nos fala que tudo que estava escrito contra nós foi apagado por cristo na cruz. Essa verdade se manifestou no instante que o aceitamos como senhor. Ele não se conformou em apenas apagar nossos pecados escritos contra nós, mas ele começou a escrever uma nova história nos dando o poder de sermos filhos de deus.
Hoje o senhor te consola com essa palavra.
“você é meu filho(a) amado em que me alegro, pois em você esta o meu carater e minha personalidade.
Alegre-se pois os meus filhos recebem de mim:
A melhor veste, que é a minha santidade
O meu anel, que é a minha autoridade
O calçado do evangelho revelado

Coma do bezerro cevado, que siginifica alimento de minha mesa e com meu cuidado em te manter com saúde e fortalecido. Na minha mesa a fartura a favor dos meus filhos.

ALEGREM-SE FILHOS DE DEUS

Deus abençoe
Ouçam através do link a musica God Wonder de Rebecca St James -http://www.godtube.com/watch/?v=FJFB1NNU

Deus abençoe

Pr. Fleides Lima
Inverno/2011