IGREJA DO NAZARENO - Lugar Forte

Pastor Titular: Alexandre Liando

terça-feira, 8 de maio de 2012

CONVICÇÕES DA FÉ

 


             Hebreus 11;1-3,5,6  O autor do livro de Hebreus neste capitulo quer descrever a fé que espera que seus leitores assumam,  ele em primeiro lugar trás a memória o fato de que a fé em Cristo foi à chave para as realizações dos heróis da fé. Todos os grandes e pequenos heróis da Bíblia utilizaram da Fé para vencer seus obstáculos. A fé neste capitulo e não só nele mas como na Bíblia inteira é destacada como ferramenta fundamental para o nosso relacionamento para com Deus e instrumento necessário em nossa caminhada de vida. Se fossemos procurar na Bíblia inteira quantas vezes a palavra fé aparece a encontraríamos aproximadamente 589 vezes em 586 capítulos. Mas como o autor neste trecho destaca, a fé não é somente para ser conhecida ou ouvida e sim para vive - lá, vejamos o por que:

Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem. Hb 11.1     
O que será que o autor que dizer com estas palavras? Podemos observar em nossas próprias vidas a confirmação deste versículo, pois o que o autor disse é que, a fé é a certeza de coisas que se esperam, e quantas coisas nós temos esperado em Deus? Só para citar um exemplo em At. 16: 31 nós podemos ver a resposta de uma dessas coisas que muitos de nós podemos estar esperando em Deus: Diz assim: CRE no Senhor Jesus e serás salvo, tu e a tua casa. Quantos de nós temos esperado a salvação de nosso lar? quantos de nós profetizamos: eu e minha casa serviremos a Deus, e isto é FÈ, a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que não se vêem, eu ainda não vejo isso mais sei que vai acontecer pois isto é Fé. É você esperar tendo a certeza de que isso vai acontecer, é você ver lá na frente à promessa do Senhor mesmo que tudo diga ao contrário, Abraão nos deu um grande exemplo do que é Fé, Deus havia lhe prometido um filho que lhe seria a sua maior alegria que faria a posteridade de Abraão uma grande nação, sua família seria tão numerosa quanto às estrelas dos céus e as areias do mar, mas e quando Deus lhe pediu Isaac como oferta? Abraão não negou o que Deus lhe havia pedido, sabem porque? Por que Ele tinha Fé, Deus lhe havia prometido e mesmo que tudo dissesse o contrário ele sabia em quem Cria, ele sabia que mesmo que ofertasse seu filho em sacrifício, Deus era poderoso pra ressuscitar seu filho, ou que Deus poderia prover outro cordeiro, pois quando Isaac questionou seu Pai a respeito do cordeiro Abraão respondeu: Deus proverá para si o cordeiro para o holocausto, meu filho. Gên 22:8, pois ele sabia que a promessa de Deus seria cumprida em sua vida. Isto é Fé, saber esperar a promessa de Deus em nossas vidas mesmo que tudo a nossa volta diga ao contrario, mesmo que nós ainda não vejamos a promessa a se cumprir, continuarmos tendo a certeza de que ela vai chegar pois quem prometeu é fiel para cumprir.

Pois pela fé os antigos obtiveram bom testemunho. Hb 11.2
Neste trecho o autor nos lembra das pessoas que viveram no antigo testamento, pessoas que não chegaram a conhecer a Cristo, mas creram na promessa de Deus que o seu Salvador viria, pessoas que exerciam sua fé nas promessas de Deus e esta fé os sustentou numa perseverança exemplar. Eles não tiveram a Cristo como exemplo, mas mantinha sua fé no Deus do invisível, não tinham acesso a Deus, pois só os sacerdotes poderiam ultrapassar o véu do Santo dos Santos para estar diante da presença de Deus, mas mesmo assim eles criam, acreditavam que Deus era por eles, que Deus cuidava de suas vidas, os livrando do mal, indo á frente em todas as batalhas, não desamparando os seus. O povo do Novo Testamento teve a presença de Cristo, muitos conheceram a Cristo de com ele andar, mas mesmo aqueles que não puderam caminhar com Cristo, mantiveram sua Fé pelo ouvir, ouvir a palavra de Deus que era anunciada por Cristo, pelos apóstolos, pelos discípulos e por todos quantos professassem o a palavra do Senhor. E nós hoje, temos a mesma Fé? Infelizmente não, a Igreja foi corrompida pelo humanismo, pelo sentimento do homem achar que é auto-suficiente, de que não precisa dos cuidados de Deus, o ser humano que hoje podem ver o bom testemunho que os antigos obtiveram pela fé, mas não enxergam isso, os crentes de hoje que tem livre acesso ao Pai, pois através do sacrifício de Cristo o véu do Santo dos Santos foi rasgado de alto a baixo, para que todos os homens tivessem acesso livre ao Pai, mas não querem ter proximidade com este Deus, pois não tem fé, sua fé foi sufocada pela soberba, pela ambição ao poder, pela preguiça, pela religiosidade, pelas pregações que ao invés de sustentar e fortalecer ao cristão somente incham a alma do ser humano, não provocando um crescimento mas uma inchamento de suas vidas espirituais, que estão tão vazias de Deus que não percebem o alimento insoço e sem sustância que estão recebendo e por isso não se levantam e protestam contra este modo de viver sem Fé e sem Deus.

Pela fé entendemos que foi o universo formado pela palavra de Deus, de maneira que o visível veio a existir das coisas que não aparecem. Hb 11.3
O ser humano está tão vazio de si mesmo que vive tentando se preencher com explicações cientificas para tudo, antigamente acreditavam que tudo que nós conhecemos havia sido feito pelas mãos do Senhor, hoje já não, hoje o ser humano quer criar uma explicação para tudo, acreditam que o mundo já não foi mais Deus quem criou, mas sim uma explosão do Big Bang, que o homem não foi Deus quem criou, mas sim uma evolução de uma espécie mais evoluída do macaco, que as pragas do Egito não foram causadas pela irá de Deus e sim por eventos ambientais , o ser humano tem cada vez mais perdido sua imagem e semelhança de Deus, tudo por causa da Fé que estão perdendo, pelo simples fato de deixar de crer Naquele que não se vê, naquele que não podemos tocar, mas sabemos que existe pois podemos sentir sua presença e ouvir sua voz, mesmo em meio a este mundo de auto-suficiência, de descrença e religiosidade barata.

Pela Fé Enoque foi transladado para não ver a morte; não foi achado, porque Deus o transladara. Pois antes da sua transladação obteve testemunho de haver agradado a Deus. Hb 11.5
O ser que se chama de humano que é mais irracional do que qualquer outro animal desprovido de inteligência esta sem essência, não consegue mais achar o caminho de volta a casa, já não tem mais uma identidade, pois perdeu a sua imagem e semelhança, perdeu sua fé, fé que assim como Enoque , Deus poderia fazer cada um de nós aqui ser transladado para junto de si sem ter que passar pela morte, e podemos ter fé nisso, por que não só Enoque é digno desta maravilha de Deus, nós também poderíamos ser, desde que fossemos iguais a Enoque e conseguíssemos agradar a Deus da mesma forma que Enoque, não só uma vez, mas em nossa vida inteira, se fossemos sempre fiéis, comprometidos e mantivéssemos a nossa Fé livre de toda macula do pecado, Deus nos levaria para junto de si assim como fez com Enoque, mas não podemos perder a Fé, Deus ainda pode, depende da nossa Fé, a Fé que pode remover montanhas, curar um enfermo, ressuscitar um morto, que nos leva para o caminho de novo junto ao Pai.

De fato sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que Ele existe e que se torna galardoador dos que buscam. Hb 11.6
Fé é a confiança na lealdade, no saber e na veracidade de Deus, a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que não se vêem, dada pelo Espírito Santo de Deus, aquela que produz amor, que produz milagres, que é a nossa fonte de alegria, de esperança, de pureza, de santidade, que nos trás a remissão de nossos pecados, a paz, descanso, a confiança, vida eterna, que nos da todas as coisas, que nos habilita a sermos fortes, firmes, a combater o bom combate, a vencer o bom combate, a obter bom testemunho e que nos torna filhos de Deus, isto é a Fé e como o autor do livro de Hebreus disse nos verso 6, sem fé é impossível agradar a Deus, sem fé é impossível nos aproximar do nosso Pai e crer nele e assim recebermos as recompensas da vida eterna dada por Deus nosso Pai, recompensado daqueles que o buscam. Portanto devermos permanecer firmes na Fé , agradando assim o coração de nosso Deus, nos aproximando cada vez mais Dele e como um bom Pai nos será galardoador, nos dando assim a herança da vida eterna.

Somente Creia e tenha uma fé inabalável.
Pr. Rodrigo Dias

0 comentários:

Postar um comentário