IGREJA DO NAZARENO - Lugar Forte

Pastor Titular: Alexandre Liando

sexta-feira, 18 de maio de 2012

VALE: LUGAR DE CRISTÃO


Texto base: Salmos 23:1-6

Em nossa caminhada cristã, todos teremos de passar pelo vale. O vale descrito na bíblia era um local de passagem, porém muito perigoso, porque havia ladrões e salteadores. Desse modo, as pessoas tinham medo de atravessá-lo, já que havia a certeza dos perigos que enfrentariam.   

A definição bíblica de vale está além de uma depressão geográfica. Ele é símbolo e referência de tempos difíceis,  por isso menciona vários tipos de vales, vejamos 3 deles:
1 – Vale do problema Js 7.26 – Acor;
2 – Vale de lágrimas Sl 84.6 – Baca;
3 – Vale da escuridão Sl 23.4- Da sombra da morte.

Há muitas pessoas passando por vales em suas vidas. Estão no meio do lugar perigoso, cercados por salteadores. No salmo 23, ele é específico: vale da sombra da morte.
Quantos irmãos, amigos nossos ou até nós mesmos, vivemos momentos e situações que aos nossos olhos parecem mortais. É como se houvesse uma “sombra” impedindo o brilho do sol da justiça de pousar sobre nossas vidas. A vida torna-se sem graça, apática e não conseguimos enxergar motivos para sorrir. Ou, quando sorrimos é sempre um riso amarelo, sem graça que não consegue irradiar, nem convence ninguém de nossa felicidade.

O verso 1 inicia afirmando que o Senhor (Deus) é o meu pastor. Vejamos que o salmista não diz: “o senhor é o pastor, o senhor é o teu pastor”, mas afirma: “O SENHOR É O MEU PASTOR”. A palavra “meu” utilizada por Davi coloca Deus em condição de propriedade, porque “meu” é aquilo que me pertence, logo Ele está bem pertinho. Ele não é apenas o Deus de longe, mas também é o Deus que está perto, em TODAS as situações das nossas vidas.

Dessa forma, o verso 1 sabiamente proclama: O Senhor é o meu pastor e NADA ME FALTARÁ. Você já meditou realmente no que essas palavras querem dizer? Se não vai me faltar NADA, não posso ser tão egoísta ao ponto de achar que terei tudo aquilo que desejar em termos materiais para meu deleite. Se nada vai me faltar, não falta pão, não falta a vestimenta, não falta a graça, não falta a misericórdia. Mas também não faltam as lutas, não faltam as provações, não faltam as tentações, para que eu seja provado e aprovado pelo Senhor, como aquele que herdou as promessas divinas.

Logo, se o Senhor é o meu Pastor (o Grande Pastor) quem somos nós? Somos ovelhas do seu aprisco particular.

1ª lição: Ovelha é o único animal que não sobrevive sem cobertura pastoral, porque o pastor com sua vara e cajado a conduz aos locais em que deve andar para crescer forte e sadia. Tem dias que o pastor precisa usar a vara, mesmo a ovelha resmungando. Jesus Cristo usa a vara para evitar que queiramos seguir sozinhos,

2ª lição: Ovelha não caminha sozinha. Ela precisa do grupo, precisa da “malhada”. Saiba que seu local não é na sua casa reclamando, é na igreja, onde seu pastor, o Sumo Pastor, Jesus Cristo pode olhar nos seus olhos docemente, acalmar sua ansiedade e conduzir-te a pastos verdejantes.

Saiba que:
 “A capacidade de reclamar é o adubo da miséria emocional e
 A capacidade de agradecer é o combustível para a felicidade”.
Qual tem sido nossa posição diante dos vales que se levantam a todo o momento à frente?  A posição do que “reclama” ou a do que “agradece”?

Não há crescimento sem experiência, sem que passemos pelos obstáculos.Não vamos mudar nada chorando, nem murmurando e nem lamentando. A palavra que vai mudar a nossa sorte está na nossa boca. Levantemos e PROFETIZEMOS! O que Deus quer com essa situação é mostrar a Glória DELE!

Saiba que o vale é uma fase, um momento, uma experiência a qual Deus quer nos conduzir. O vale é um local de lutas, de perseguições, de solidão. O vale é tempo de prova. Representa as grandes tempestades da vida, porém é um lugar de passagem. Não é lugar para permanecer.

Vale é para crente fiel que tem promessa. É lugar de Deus amadurecer a sua fé. Crente,tem que descer o vale, para receber revelação de Deus. O Reino de Deus funciona assim.

Aquele que quer receber honra, recebe primeiro a prova. Deus quer nos tirar da infância espiritual. O Tempo do leitinho na mamadeira é para os bebês da fé. Precisamos de alimento sólido.

São 3 fases do desenvolvimento espiritual:
Filhinhos – Jovens- Pais

1-    Filhinhos: quando ainda somos bebês na fé, ele nos chama de filhinhos. (I João 2:1);
2-    Jovens: ao alcançarmos outro patamar no crescimento espiritual, Ele nos chama de jovens.(IJo 2.14);

1º lugar: Vale com o Bom pastor, com Cristo tem que ter estrutura.
Estrutura emocional. Deus prepara primeiro, depois revela coisas grandes.

2º lugar: Vale é para valorizar as bênçãos.
Tem gente jogando bênção pela janela. Enquanto isso, tem ovelha na prova sonhando...
Vale é local de Deus fazer história em nossas vidas.

Há algumas lições que temos que aprender nos vales da vida:
  • ·         Vales são inevitáveis: não há como fugir deles.
  • ·         Vales são imprevisíveis: como saber que o pasto está acabando?
  • ·         Vales são imparciais: qualquer pessoa tem de passar, até os reis.
  • ·         Vales são temporais: têm hora e tempo para acabar.
  • ·         Vales são propositais: Deus sempre tem propósito para cada um deles.  
Deus quer nos ensinar que no vale não morreremos, mas experiências serão adquiridas, para, posteriormente, sermos conduzidos aos pastos verdejantes (local de descanso, de pouso, de parada).

Prª.: Neli Côndello 

0 comentários:

Postar um comentário