IGREJA DO NAZARENO - Lugar Forte

Pastor Titular: Alexandre Liando

quinta-feira, 3 de maio de 2012

INCLINAÇÃO DA CARNE x INCLINAÇÃO DO ESPÍRITO


Palavra ministrada  no Culto da Vitória 05/04/2012.
"Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz."
Romanos 8:6
 Pendor da carne , conseqüência da ausência do Espírito Santo
O pendor da carne significa a inclinação do homem para o pecado, por que através de Adão o pecado entrou na humanidade, Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram.
Romanos 5:12,
por isso toda a humanidade está propícia a se inclinar para o que é mal, afastando-se assim de si mesma a possibilidade de salvação, gerando desta forma a sua condenação, a morte eterna.
O embaraço e o pecado que tão tenazmente nos assediam não estão no mundo ou no diabo, eles estão mais perto do que a gente imagina; estão em nosso "EU", na nossa carne que é oposta ao Espírito: "Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser" Romanos 8.7.
Ela está sempre em oposição ao Espírito, O nosso "EU" deseja a satisfação, o deleite, as bênçãos, o reconhecimento e todas as benesses que o Senhor puder dar. Ele deseja tudo isto, mas a inclinação da nossa carne sempre será morte (Romanos 8.6), nossa carne não é sujeita a lei de Deus. O que é nascido da carne é carne, somente carne, mas o que é nascido do Espírito é espírito (João 3.6). Podemos ainda estar nesta carne mortal, falível, fraca, e cheia de inquietação, mas maior deve ser  o que está em nós, do que aquele que está no mundo.
Não podemos negligenciar que em nossa carne não habita bem algum, mas é necessário crermos que Cristo habita em todo filho de Deus. Não temos que lutar contra a carne; a nossa necessidade é saber e crer que ela já foi derrotada por Cristo naquela cruz: "Sabendo isto, que o nosso homem velho foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, para que não sirvamos mais ao pecado" Romanos 6.6, e que vivemos pela vida da ressurreição (Efésios 2.5-6).

Pendor para o Espírito Santo
A bíblia nos ensina que já não há mais condenação para aqueles que estão em Cristo, pois não nascemos da carne, nem da vontade do homem, mas sim da vontade de Deus, por isso o sacrifício de Cristo nos da força para resistirmos ao pecado e nos inclinarmos para o Espírito
Uma vez que fomos regenerados e libertos pelo Senhor, o pecado não tem mais domínio sobre nós, mas ele nos assedia de perto, nos rodeia: "Porque o pecado não terá domínio sobre vós... E, libertados do pecado, fostes feitos servos da justiça" Romanos 6.14, 18.
Porque, se pela ofensa de um morreram muitos, muito mais a graça de Deus, e o dom pela graça, que é de um só homem, Jesus Cristo, abundou sobre muitos.
Romanos 5:15

Vida e paz a recompensa
Neste versículo vemos as recompensas do pendor para o Espírito. A vida que seria a vida eterna ao lado de Deus, recompensa por nossa fé, a qual gera em nós amor e dedicação para com Deus e a paz que nos tranqüiliza nas lutas, fazendo-nos permanecer confiantes na vitória a nos reservada.
Sendo assim, vemos a importância do Espírito Santo, que nos convence do pecado, nos mostrando qual o caminho a seguir, o caminho de nosso Senhor Jesus, aquele que nos da a vida e paz e não os caminhos deste mundo que como recompensa nos oferecem somente o tormento e a morte eterna.
Portanto ao nos inclinarmos para o Espírito, podemos ter a confiança de recebermos a nossa recompensa garantida pelo sacrifício de Cristo Jesus para todo aquele que nele crer
Sabedores disto, não confiemos em nossa carne, nem nos estribemos em nosso próprio entendimento. Não vivemos mais, agora é Cristo quem vive em nós. A vida que agora vivemos nesta carne, vivemos pela fé do Filho de Deus, que nos amou e a si mesmo se entregou por nós (Gálatas 2.20).
Apesar da Graça não requerer de nós nenhum pagamento, é necessário crescermos nela (II Pedro 3.18). Temos agora uma dívida de amor para com o Senhor e de sujeição para com o Espírito por causa da obra consumada: "De maneira que, irmãos, somos devedores, não à carne para viver segundo a carne. Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis. Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus" Romanos 8.12-14.
Portanto, deixando todo embaraço e o pecado que tão de perto nos rodeia, corramos com perseverança a carreira que nos está proposta, olhando firmemente para Jesus, autor e consumador da nossa fé (Hebreus 12.2); despojando das coisas do velho homem, pois já nos vestimos do novo: "Mas agora, despojai-vos também de tudo: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca. Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do velho homem com os seus feitos, e vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou" Colossenses 3.8-10.
Como disse Jesus, a nossa carne é fraca, mas o nosso espírito está pronto. Não confiemos na carne; revistamo-nos de Cristo, e a nossa carne não achará mais ocasião. Andemos em novidade de Espírito, em novidade de Vida, e prossigamos para o alvo, para o prêmio da vocação celestial de Deus em Cristo.
Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito.
Romanos 8:1
Amém.
Pr. Rodrigo Dias

0 comentários:

Postar um comentário