IGREJA DO NAZARENO - Lugar Forte

Pastor Titular: Alexandre Liando

segunda-feira, 28 de maio de 2012

JESUS NO MEU BARCO



Mateus 8:23-27
Então entrando ele no barco, seus discípulos o seguiram; E eis que no mar se levantou uma tempestade, tão grande que o barco era coberto pelas ondas;

Imaginemos os discípulos, após ter acabado de ouvir o mais famoso sermão, o sermão da montanha, após testemunharem grandes maravilhas que Cristo havia feito, eles entram em um barco e se deparam com uma enorme tempestade, uma tempestade tão aterrorizante, a ponto do autor a descrever com a palavra grega "seismós", que normalmente se usava para um terremoto, Mateus só usou esta palavra em outras duas ocasiões na vida de Jesus, na hora da sua morte na cruz (27:54) e na ressurreição (28:2). Doze homens que pessoalmente viram Jesus curar leprosos, paralíticos e diversos outros doentes, ainda ficaram apavorados pela fúria daquelas ondas. Imaginemos como ficou a fé deles? Será que muitas vezes não temos sido como os discípulos?

O pequeno barco representa a nossa frágil vida, que precisa ter uma manutenção diária, “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca. Mc 14:38.”
O mar representa o mundo que nos rodeia e do qual não podemos escapar, que às vezes está calmo, mas muitas vezes agitado. “Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância; 1 Pedro 1:14.”

A tempestade são os problemas, as circunstâncias adversas que sobrevêm inesperadamente, a qual o próprio Cristo disse que teríamos, “no mundo tereis aflições” Jo 16:33b.”
nós, somos os discípulos. “Sede meus imitadores, como também eu de Cristo. 1 Coríntios 11:1.”

Muitas vezes convivemos diante da presença de nosso Senhor o dia inteiro, mas ao chegar uma tempestade em nossas vidas, ficamos atordoados nos esquecendo de quem está no barco. Ficamos como os discípulos e olhamos apenas para as circunstâncias e nos esquecemos daquele que está no barco, Cristo.


E os seus discípulos, aproximando-se, o despertaram, dizendo: Senhor, salva-nos! que perecemos. E ele disse-lhes: Por que temeis, homens de pouca fé? Então, levantando-se, repreendeu os ventos e o mar, e seguiu-se uma grande bonança. Jesus admoestou os discípulos pela sua falta de fé, e logo em seguida ele parou o vento e as ondas. Não podemos dizer que Deus não nos socorre por muitas vezes nossa fé estar fraca e abatida, se dissermos que Deus não nos ajudou ou não nos curou porque nossa fé é pequena demais, precisamos ler com mais atenção este relato de Mateus.

As tempestades que passam em nossas vidas podem ser enormes, pode parecer que engoliu a nossa fé. Mas seja qual for o seu tamanho, se nós tivermos fé o suficiente para chamar o nome de Jesus, ele escutará. O poder de Jesus não é medido pelo tamanho da nossa fé, mas, pelo amor sem limites que ele tem por nós. O mesmo amor que o levou a salvar doze homens apavorados em alto mar o levará a nos socorrer, seja qual for o tamanho do nosso sofrimento, dor ou sua angústia. Não há nenhuma tempestade que Jesus não pode comandar e ele sempre está tão perto que pode ouvir a sua voz.

Se não quisermos perecer na tempestade precisamos nos certificar de que Jesus está no nosso barco. Não podemos chegar-mos ao ponto de estarmos na tormenta e ver Jesus não esta no nosso barco, e não termos a quem recorrer. Não podemos nos arriscar a viver sem a absoluta certeza de que Ele está na nossa vida, isto é essencial para a nossa salvação, pois quando Cristo está conosco o temor é desnecessário, nossa segurança não pode estar firmada nas circunstâncias, mas sim em nosso relacionamento com Deus. Agora, se Jesus está no barco e começar uma tempestade o que devemos fazer? Correr para ele, agarrar-se a ele.

É isto que aprendemos neste texto. No mar sempre tem tempestade, ou seja, em nossa vida não vai faltar problemas, dificuldades, tribulações, entretanto, o barco não precisa afundar. Servimos àquele que desconhece o impossível, àquele a quem até o vento e o mar obedece. Portanto, não tema, crê somente, pois, se creres, verá a glória de Deus.

E lembremos do que Jesus disse em no final da frase, de que no mundo teríamos aflições, TENDES BOM ÂNIMO POIS EU VENCI O MUNDO.
Chame Jesus. Confie nEle
.
Pr. Rodrigo Dias

0 comentários:

Postar um comentário